PREFEITURA FAZ COLETIVA SOBRE DESPESAS E DÍVIDAS DA PREFEITURA

Com o objetivo de apresentar o relatório de despesas do exercício de 2016, informações de dívidas flutuante e fundada da Prefeitura Municipal de Araguari, o Vice-Prefeito, Dr. Clayton Fernandes; a Secretária Municipal de Administração, Thereza Christina Griep; o Controlador Geral do Município, Alírio Gama Filho, e a Contadora Fernanda Coutinho Pereira Germano, se reuniram com a Imprensa, Secretários Municipais e Vereadores na tarde de hoje (23), na Sala de Eventos do Palácio dos Ferroviários.

A Secretária de Administração esclareceu, logo no início, que a situação é complexa pela falta de alimentação de dados no sistema de gestão da Prefeitura nos anos anteriores. Assim, não pôde haver consolidação dos dados e, portanto, não foi possível apresentar relatórios pertinentes. “Por falta de inconsistência de dados, não há como saber a dívida”, anunciou a Secretária.

O Controlador Alírio Gama Filho informou que o Tribunal de Contas, por meio de e-mail à Prefeitura no dia 20 de janeiro de 2017, solicitou o arquivo de acompanhamento mensal de dezembro do exercício de 2015, referente ao Processo 988010, no prazo de 15 dias. Segundo a Contadora da Prefeitura, Fernanda Germano, é bem provável que, em seguida, o Tribunal de Contas peça o acompanhamento mensal de janeiro a dezembro de 2016.

E, como se sabe, será realizada uma auditoria pela UFU, após a qual seu resultado será levado ao conhecimento de toda a população, num prazo de aproximadamente 60 dias, com números e dados reais levantados pela averiguação.

Diversos assuntos foram questionados, dentre os quais o cancelamento de notas de empenho de vários fornecedores, bloqueio de recursos, pagamento dos servidores, vale-alimentação, etc.

Ao final, o Presidente da Câmara, Luiz Construtor, parabenizou “pela responsabilidade do Executivo em dar satisfação à imprensa e à população araguarina” de tais informações, o que vem reiterar a importância à clareza e transparência do atual governo.