Prefeitura faz apelo para doação de sangue em Araguari

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do PACE-  Posto Avançado de Coleta Externa, apela para a população araguarina, que compareçam ao PACE para doar sangue.

As doações acontecem sempre as terças-feiras, das 07:h às 11:30h, no PACE – Posto Avançado de Coleta Externa, que fica localizado na Rua José Carrijo, nº205 Bairro Centro.

Segundo a Coordenadora do PACE, Gersonina Marques Nunes, o estoque do banco de sangue em nossa cidade está muito baixo, “Pedimos, por favor, a toda a população araguarina que compareça ao PACE, nessa próxima terça-feira a partir das 07:30h para doar. Nosso estoque depende completamente de doações. Se caso você esteja dentro dos critérios exigidos para doação, venham até o PACE e nos ajude. Com esse gesto você poderá salvar várias vidas,” destacou.

A Fundação Hemominas adota alguns critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue. São critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, o Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.

Requisitos para ser um doador:

Pessoas entre 16 e 69 anos

Levar um documento com foto

Peso acima de 50 kg;

Não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h

Alimentar-se bem com café da manhã (não estar em jejum)

Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Não pode doar:

Quem fez tatuagem ou colocou piercing no período de 1 ano

Quem realizou cirurgia no período de 1 ano

Mulheres que estão em período de amamentação

Outros impedimentos serão relatados durante a entrevista clínica.

Vale lembrar, também, que estas normas são submetidas à revisão periódica e sugere-se verificá-las, sempre que se desejar doar sangue.

O Secretário de Saúde, Rafael Scalia Guedes, ressaltou a importância de ser um doador, “Precisamos nos conscientizar da importância da doação regular de sangue. Para se ter uma noção, cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Se cada um de nós tiver esse pensamento e esse ato de solidariedade, salvaremos muitas vidas diariamente.”, disse.

O Secretário de Saúde também aproveitou para informar as regras básicas de período de doação para homens e mulheres, “Homens podem doar a cada 03 meses; e mulheres; a cada 04 meses. Convido a todos que compareçam não só nessa terça feira, dia 06, mas sim que se torne um hábito

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), ressaltou que devemos seguir em toda nossa vida, sempre aquele bom e velho ditado, fazer o bem sem olhar a quem,” A doação não traz nenhum prejuízo ou risco para quem a realiza, pelo contrário, doar sangue é um ato de solidariedade ao próximo. Vamos todos nos unir e deixar nosso banco de sangue com estoque de 100%. Convidem todos seus amigos e seus familiares. Vamos todos doar vida!”, convidou.

SERVIÇOS:

PACE – Posto Avançado de Coleta Externa