Prefeitura esclarece sobre falta de água em alguns bairros de Araguari

O abastecimento dos bairros Bela Suíça 1,2 e 3 é feito com seu próprio reservatório, em torno de 1,2 milhões de litros, dessa forma não ocasiona a falta de água.
O problema está resolvido e a retomada do reservatório já está em andamento. Dentro de algumas horas o abastecimento será restabelecido em sua totalidade.
Sobre o abastecimento nos bairros Sibipiruna, Parque dos Verdes e Interlagos já está sendo restabelecido o abastecimento de água, que se deu por consequência da quebra de rede na Adutora da Av. João Rodrigues da Cunha, que já efetuou o reparo.
Vale ressaltar que durante a manutenção poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água em alguns bairros. No período de retomada do abastecimento, em alguns casos, poderá ocorrer alterações na cor e aumento da turbidez, temporariamente.
Nesta última quinta-feira, dia 21, foi feita a troca de uma bomba no reservatório do bairro Independência, instalando uma bomba maior que irá aumentar a funcionalidade do abastecimento.
Uma das questões inerentes ao abastecimento é a mecânica. Hoje Araguari possui 170 poços semi artesianos, consequentemente 170 bombas das quais nos últimos 2 meses 40 precisaram de reparo devido a quedas de energia.
A SAE informa que ações já estão sendo tomadas para melhoria no abastecimento.
Foram perfurados 4 poços semi artesianos para auxiliar no abastecimento de alguns bairros que possuem a falta de água crônica, sendo: Independência, Amorim, Ouro Verde e Porto Barrero.
Araguari foi contemplada com mais de 4 milhões para ser utilizado no cadastro multifinalitário de redes, ou seja, será feito um georreferenciamento que irá permitir a localização das redes de distribuição de água evitando assim a perda de água e de recursos financeiros, bem como a otimização na tomada de decisões na parte operacional.
Para melhor aproveitamento do recurso hídrico está sendo implementado um Projeto Piloto de substituição de hidrômetros que tem vida útil acima de 5 anos, por novos com automação e telemetria. Que trarão eficiência e maior confiabilidade no volume de água fornecido à população, sendo este um investimento de mais de 6 milhões de reais.
Sobre a forte onda de calor que está atingindo o país, e consequente Araguari SAE recomenda aos moradores dos bairros atingidos a usar a reserva doméstica de suas caixas d’água e evitar desperdícios e atividades que demandam uso excessivo de água.
Prefeitura de Araguari
Conectada com você e com a SAE

A Prefeitura de Araguari, através da Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (SAE), vem a público informar sobre a falta de água que atingiu alguns bairros da cidade esse final de semana. De acordo com a superintendente da SAE, Claudia Eliane Barbosa de Melo, na sexta-feira, dia 22 de setembro, o abastecimento nos bairros Bela Suíça 1, 2 e 3, ficou comprometido de forma pontual e já no sábado, dia 23, houve um aumento de pedidos de água. No domingo, dia 24, pela manhã, foi detectado que a falta de água foi um acidente doloso ou culposo, que já está em investigação, o que resultou no esvaziamento do reservatório e causou todo esse transtorno à população.