Prefeitura entrega certificados do Curso de Guarda Vidas para piscinas

Ocorreu hoje no Palácio dos Ferroviários, a entrega dos certificados do Curso de Guarda Vidas de piscina.

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para tal tarefa o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Prefeitura de Araguari, através da Secretária de Esportes a fim de regular a atividade de prevenção aquática e atendimento a vítimas durante o serviço de guarda-vidas em balneários e clubes recreativos, realizaram o Curso de Guarda Vidas entre os dias 05 a 09 de março, atendendo na prevenção e salvamento aquático, bem como o pós-resgate.

Estiveram presentes na mesa de autoridades, o Vice Prefeito de Araguari, Clayton Fernandes; o Secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves; o Comandante da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, Capitão Fabrício Silva Araújo; Tenente Esio Oliveira Ribeiro, Comandante do 1º Pelotão; Sargento Nilson Marques da Costa Júnior, Chefe de Guarnição do 1º Pelotão de Araguari e a Soldado Fernanda Ferreira Reis, Combatente do 1º Pelotão do Bombeiro Militar.

No primeiro dia de aula, os alunos receberam as informações iniciais sobre Vigilância Aquática; Cuidados e atribuições do Guarda-Vidas; Fisiologia da respiração, tipos de afogamento e fases de afogamento; Técnicas de aviso ou observação; entrada pranchada e japonesa e Treinamento aperfeiçoamento do nado de aproximação com virada de três tempos.

No segundo dia, foram ensinadas Técnicas de reboque tradicional e livre; Nado reboque; Judô aquático, treinamento de desvencilhamento dos diversos tipos de agarramentos; Treinamento e natação com equipamentos básicos.

No terceiro dia os alunos aprenderam Técnicas de abordagem; Aperfeiçoamento da natação pernada reboque tradicional; Técnicas de reboque livre e com nadadeira e Técnicas de reboque com salsichão e cordas.

No quarto dia o treinamento abrangeu Técnicas de imobilização e transportes, colocação do colar cervical e imobilização na água; Técnicas de resgate, retirada da vítima da água já imobilizada; Técnicas de reanimação, análise da vítima, graus de afogamento e Tratamento das vítimas com afogamento com suporte básico de vida.

No último dia ocorreu uma prova teórica; uma prova prática, com reboque de vítima por 50 metros e duas provas práticas com reboque de vítima e tratamento, finalizando o curso.

Segundo o Comandante do 1º Pelotão da 3ª Cia de Corpo de Bombeiros, Instrutor do Curso, explicou a todos os presentes a importância de um Guarda-Vida em nossa sociedade, “Os que se proponham a ser guarda-vidas devem ter um mínimo de preparo técnico, físico e psicológico. Guarda-Vidas ou Nadador-Salvador é o indivíduo que tem o escopo de evitar afogamentos e assim preservar a vida de quem se vê envolvido em uma situação crítica, seja, mar, rios, lagoas e piscinas”, explicou o Tenente Esio Oliveira Ribeiro.

Foram 08 formandos: Bruno Humberto Resende Nunes, Cláudio Roberto Davi Silva, Daniel Luiz Vieira, Gabriel Simão Magalhães, Gustavo Chagas de Paula, Taniane Tânia de Oliveira Fernandes, Walter de Sousa e Silva Júnior e Lucas Almeida.

Taniane Tânia de Oliveira Fernandes, estudante de Educação Física falou da grande emoção em conseguir terminar o curso e de ser a primeira mulher a concluir o curso. ”No início, comecei o curso por insistência dos meus colegas. Quando o curso começou, muitas vezes pensei em desistir, mas meus colegas e o Tenente Esio, que me davam forças. Fui pegando gosto e estou pensando em seguir essa linda carreira”, disse.

O Secretário de Esportes Sebastião Naves, parabenizou a todos os formandos, “É muito bom ver tantos jovens interessados em salvar vidas. É uma profissão de grande responsabilidade, exige muito treinamento e disciplina. Sabemos que hoje aqui estamos entregando certificados para excelentes profissionais,” enfatizou.

O Vice Prefeito, Clayton Fernandes (PSB), que na ocasião estava representando o Prefeito Marcos Coelho (MDB), ressaltou a importância da presença desses profissionais em piscinas coletivas, “A presença de vocês nas piscinas é de suma importância para garantir a segurança e integridade física dos banhistas. Sempre quando estamos em algum local que há Salva-Vidas nos sentimos mais seguros. Parabéns a todos, é com muito orgulho que entregamos esses certificados”, destacou.

FOTO: Secretaria de Gabinete