Prefeitura e CUFA iniciam Torneio do Verão de Futsal

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Esportes e Juventude e em parceria com a Central Única de Favelas de Araguari - CUFA iniciou no último final de semana mais uma edição do Torneio de Verão de Futsal. A competição está na sexta edição e acontece em apoiada pela Liga Araguarina de Futsal.

 

O evento esportivo tem por objetivo, incentivar a prática saudável do futsal, buscando a qualidade de vida e a sedimentação de valores inerentes à vida em sociedade como: companheirismo, espírito de equipe, pontualidade, humildade, cortesia, solidariedade e outros.

 

A linha guia que move a organização do evento é fazer com que a população utilize as quadras que não integram o complexo do ATC. Aos sábados e domingos, a equipe se mobiliza e vai nessas quadras: Paraíso (Avenida Mato Grosso), Ouro Verde (Praça 1), Bairro Goiás( Avenida Cel. Bhelchior de Godoy), Moriá (Praça CEU das Artes) e Gutierrez (Av Batalhão Mauá). São feitas eliminatórias entre os habituais frequentadores e outros mobilizados pela CUFA e numa segunda etapa, os três times classificados de cada etapa (quadra) se confrontam na quadra do ATC, até que se obtenha os classificados gerais de 1º, 2º e 3º lugares que recebem premiação, além do artilheiro, goleiro menos vazado e o atleta revelação, este último ganha uma viagem para conhecer a CUFA do RJ.

 

Próximas etapas: neste sábado (22) na quadra do Bairro Goiás, ás 14h e no domingo (23), ás 9h, dentro do Projeto Ruas Cultura e Movimento, na quadra da Praça CEU das Artes, no Bairro Moriá e no dia 27/12, na quadra do Bairro Gutierrez, ás 14h.

 

"As regras já são definidas para que criem ou solidifiquem esses hábitos. Por exemplo, não existem cartões na competição, se o jogador comete uma falta, ao invés de receber cartão ele fica um minuto sem jogar e o time dele fica com apenas três jogadores em quadra. Se alguém do time perder a cabeça e briga o time dele inteiro é excluído da competição e fica punido mais dois anos sem poder participar. São regras que possibilitam uma convivência harmônica dentro de quadra e que inculca na cabeça dos jovens que é apenas um jogo, enquanto as amizades que se fizerem ali, serão pra toda a vida", ressalta Agnaldo Zulu, Coordenador Geral da CUFA e organizador da competição.

 

O Secretário de Esportes, Sebastião Naves falou sobre a competição. "Essa competição é importante porque, além dos benefícios da competição em si, é importante lembrar que o futsal auxilia no funcionamento dos sistemas do corpo, como o digestivo, imunológico, nervoso, muscular, esquelético, endócrino e respiratório. Como benefício em longo prazo a atividade reduz riscos de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta" ressaltou o Secretário.

 

 

 

FOTO: SECRETARIA DE ESPORTES