Prefeitura é chamada para atender emergência na Ponte do Mata Boi

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Obras, recebeu no último dia 15, um chamado de emergência devido a uma forte chuva: na ponte sobre o Rio do Mataboi, um de seus pilares estava caindo.

 

Os moradores chamaram o Corpo de Bombeiros, que relataram o ocorrido. Mesmo a Ponte se localizando na MG 414, estrada Estadual, colaboradores da Prefeitura, juntamente com da Polícia Ambiental e da Polícia Rodoviária Estadual, deslocaram até o local para avaliar os estragos e tomar as medidas necessárias.

 

Chegando ao local duas situações foram encontradas: na altura do km 25, uma parte do aterro sobre um bueiro duplo de concreto, cujo diâmetro é de 1,20 m, foi levado pela forte correnteza. Por esse motivo, o trânsito de veículos e pessoas aconteciam somente em meia pista. “O fluxo das águas aparentemente está todo dentro dos tubos, mas acredito que o que levou as águas a passarem sobre o bueiro é a necessidade urgente de limpar as bocas da Ala de Montante bem como aterrá-la novamente. Verificamos que também será necessária uma avaliação técnica das condições estruturais do bueiro,” relatou o Secretário Interino de Obras, Inácio Marcelo Guimarães.

 

                Na ocasião, a ponte foi analisada e verificou-se que, visualmente, não havia aparente risco na sua estrutura. As vigas e pilares (cabeceira e central) não apresentavam rachaduras/trincas visíveis. Na visão dos especialistas, será necessário retirar uma árvore que está plantada, mas que tem uma rachadura na ala esquerda (sentido do escoamento das águas). Esta árvore, com o decorrer do tempo, devido ao seu crescimento, irá romper parte da ala, colocando em risco o restante da estrutura da ponte.

 

Diante dos danos analisados, a Prefeitura elaborou um ofício para ser encaminhado ao DER/UBER para resolver, pois a Ponte do Mataboi é de responsabilidade do Governo Estadual. “Iremos oficializar o problema ocasionado ao DER e explicar o risco que os usuários da estrada estão correndo, para que sejam tomadas as providências pertinentes,”finalizou Inácio Marcelo Guimarães.

 

FOTO:           Secretaria Municipal de Obras