Prefeitura de Araguari repassa Emenda Impositiva para reestruturação do Conselho Tutelar
Após decisão do Supremo Tribunal Federal de que os municípios poderiam legislar através de Emendas Impositivas, em 2019 elas viraram realidade em Araguari, e na tarde desta segunda-feira, 28, foi realizada na Secretaria do Trabalho e Ação Social a cerimônia de entrega da Emenda Impositiva no valor de R$10.000,00 de autoria do vereador Carlos Machado. Preocupado com as causas sociais a referida emenda foi destinada à aquisição de materiais permanentes para a reestruturação do Conselho Tutelar.
“O parlamento tem uma função de fiscalizar e legislar, mas também é o contato mais direto com a população. As emendas impositivas é uma ajuda ao cidadão, destinar este recurso ao Conselho Tutelar é prestar minha ajuda e reafirmar o meu compromisso com as causas sociais”, afirmou Carlos Machado.
Durante a entrega realizada com a presença da Coordenadora do Conselho Tutelar, Vera Arruda, o vereador comunicou que outra emenda no valor de R$20.000,00 será destinada ainda em 2020.
A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições.
O valor das emendas é retirado de uma porcentagem do Orçamento Municipal e deve ser dividido igualmente entre os vereadores do município. Todas as emendas devem ser compatíveis com o plano plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias conforme a Constituição Federal.
A Emenda Impositiva aprimora a discussão da execução orçamentária na Câmara, pois aumenta o debate no que se refere: à necessidade de maior racionalização no uso dos recursos; à transparência; à demanda por melhor qualidade dos serviços públicos; e, a ascensão do modelo gerencial no Município, com vistas aos resultados e conteúdo, além do fortalecimento da função legislativa.
“Esta Emenda Impositiva feita pelo Vereador Carlos Machado chegou em hora oportuna quando o Conselho Tutelar de Araguari passa por uma importante transição, capacitação além de reestruturação para melhor prestação de serviços na garantia do direito das crianças e dos adolescentes de Araguari”, destacou Eunice Mendes
“As emendas irão ajudar a Administração Pública a gerir melhor o destino de verbas e ajudar instituições por toda cidade que serão indicados por cada vereador. Com Conselho Tutelar não será diferente e agora poderá contar com uma estrutura melhor para atendimento da população”, disse o prefeito Marcos Coelho.