Prefeitura de Araguari recebe medida compensatória por preservação do Patrimônio Histórico de empresários que estão investindo na cidade
Aconteceu na manhã de hoje (06), uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Araguari, na FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, tendo como pauta o recebimento das medidas compensatórias da empresa Pizolato Construtora e Incorporadora, referente ao empreendimento Loteamento Morada do Sol.
As medidas compensatórias entregues hoje, se devem a construção do empreendimento no entorno de um bem tombado de Araguari, o Parque Municipal da Mata do Desamparo.
Seguindo a prerrogativa de preservação do patrimônio do município, todo empreendimento que possa causar algum impacto nos bens tombados em Araguari, precisam de análise e aprovação do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Araguari.
Em cumprimento à legislação, as medidas compensatórias da Pizolato Construtora e Incorporadora e da empresária Lissandra Lemos Teixeira, foram para disponibilizar em doação um computador completo, uma máquina fotográfica profissional e três lixeiras metálicas que serão instaladas no entorno do Parque Municipal da Mata do Desamparo e ainda a elaboração de uma cartilha contendo os Bens Tombados – Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari, que serão utilizadas nas ações de educação patrimonial realizadas pela Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC.
“Como umas das etapas para o cumprimento das licenças para a construção do Loteamento Morada do Sol, no entorno do bem tombado Parque Municipal “Mata do Desamparo”, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural está recebendo da empresa Pizolato Construtora e Incorporadora, as medidas compensatórias administrativas e de educação patrimonial estabelecidas na aprovação do Estudo Prévio de Impacto Cultural, sendo importante para que aquele local receba o desenvolvimento em todos os níveis, as pessoas do entorno receba, também, orientações sobre os bens tombados do Município e que a cidade tenha a consciência da importância do nosso legado cultural sustentável”, explicou Alessandre Humberto de Campos, Presidente do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Araguari.
“Até participar das reuniões do Conselho, eu não tinha noção da importância que o Patrimônio Histórico tem em nossa cidade, preservar a nossa história é extremamente necessário para que tenhamos um futuro. As reuniões são públicas e os araguarinos devem participar, foi uma honra ao Loteamento Morada do Sol, participar desta ação tão importante”, ressaltou a empresária Lissandra Lemos Teixeira.
“Araguari é uma cidade histórica, e nós enquanto empresários temos o dever de preservar e valorizar a história da cidade, a Pizolato Construtora e Incorporadora pensa, além do crescimento com a construção de aproximadamente quatro mil lotes, valorizamos também o patrimônio histórico de Araguari, parabéns à todos os envolvidos na elaboração da cartilha, que levará conhecimento para os araguarinos”, destacou Murilo H. Resende, Gerente Comercial da Pizolato Construtora e Incorporadora.
“A entrega desta cartilha no dia de hoje é um sonho da FAEC que foi possível através do Conselho e de empresários como a Lissandra e como a empresa Pizolato, a pessoa que não valoriza o seu passado, não terá um futuro promissor. Gostaria de ressaltar que o Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Araguari é apolítico, autônomo, independente e eu como Presidente da FAEC, apoio e respeito às decisões do Conselho, pois ele é formado por técnicos”, ressaltou o Presidente da FAEC, Rafael Guedes.
“Vivemos em uma cidade em franco crescimento, com a vinda de grandes investimentos, mas também vivemos em uma cidade cheia de história, e precisamos preservar, cuidar e reconhecer a importância dos bens tombados que possuímos, e que agora registrados na cartilha desenvolvida pela FAEC, pelo Conselho e com o apoio da Pizolato e dos empreendedores do Loteamento Morada do Sol”, saliento o Prefeito Marcos Coelho.