Prefeitura de Araguari realiza Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo

Considerado pela OMS -Organização Mundial da Saúde como uma doença, o alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de consumir excessivamente bebidas alcoólicas vem crescendo ano a ano no Brasil.

O dia 18 de fevereiro é marcado nacionalmente como o início da “Semana de Combate ao Alcoolismo”. Em Araguari as atividades desenvolvidas pela Prefeitura através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas acontecerão entre os dias 19 e 23 de fevereiro e contarão com a parceria de outros órgãos municipais e comunidades terapêuticas.

Segundo Ailton Oliveira Souza, Secretário de Políticas Sobre Drogas, essa semana tem por fim conscientizar a população araguarina de que o uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas causa doenças físicas e mentais, acidentes fatais e gera ainda uma grande violência, “É um problema que assola o mundo, além de todos os danos físicos, também existem os danos financeiros e econômicos para a família e o sistema de saúde. Todos esses efeitos, somados, causam brutal prejuízo às famílias, ao Estado e à sociedade como um todo.” ressaltou.

O hábito vai-se espalhando, principalmente porque a substância está presente em quase todos os ambientes, especialmente em festas e comemorações, e seu uso é incentivado, divulgado, banalizado e propagado por jornais, revistas e televisão. Fazendo parte do grupo das chamadas drogas lícitas, o álcool é consumido nos círculos familiares, e o acesso das crianças e jovens a essa droga é extremamente facilitado, fazendo com que os níveis de consumo se elevem, sobretudo entre essa parcela da população brasileira.

Além dos conhecidos efeitos econômicos, algumas vezes referidos como custo econômico social, advindos, sobretudo, das internações de doentes crônicos ou vítimas de acidentes e agressões, o álcool causa danos morais e sentimentais terríveis. Não obstante, parece que as pessoas não se dão conta do perigo, e a prática se amplia, em níveis assustadores, desconsiderando, ainda, que o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de desenvolver um câncer. Além de ser agente causal de cirrose hepática, o alcoolismo está relacionado a 2-4% das mortes por câncer. Segundo o Inca [Instituto Nacional de Câncer] no Brasil, a relação entre o álcool e o câncer tem sido avaliada por meio de estudos, que estabelecem uma associação epidemiológica entre a ingestão da bebida e a doença na cavidade bucal e no esôfago.

Além de uma semana toda voltada para a conscientização sobre os malefícios da bebida alcoólica e a prevenção para que não ocorra novos dependentes, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza durante o ano todo um trabalho de prevenção em escolas e empresas, e também o acolhimento do alcoólatra e encaminhamento para o tratamento na rede de cuidados do município ou internação em uma das Comunidades Terapêuticas.

Hoje em dia, os hábitos de vida são fatores fortes para desenvolver a dependência e o ambiente também pode estimular o hábito de beber. Nesse caso o melhor é seguir a velha máxima: “Prevenir é melhor que remediar!”, frisou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB).

Ações:

-19/02 – Blitz Educativa na Avenida Minas Gerais, na Porta da IMEPAC a partir das 19h

-20/02 – Palestra sobre os malefícios do abuso do álcool para os internos da Comunidade Terapêutica Pró Vida

-21/02 – Ação de conscientização de etilistas em parceria com as UBS-F’s

-22/02 – Palestra “Álcool e outras Drogas, Educação de Jovens e Adultos”

-23/02 – Blitz de encerramento realizada com a presença dos internos da Comunidade Terapêutica Pró Vida