Prefeitura de Araguari realiza reunião sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Secretaria de Trabalho e Ação Social dá sequência ao cronograma de atividades das Ações Estratégicas do Programa

Na manhã desta quinta-feira, dia 22, a Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, deu sequência ao cronograma de atividades das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) que está sendo desenvolvido desde 2017 no município.

Na oportunidade a Equipe de Gestão do AEPETI, Coordenadoras do CRAS e mais seis Diretores de Escolas do Ensino Público deram início a mais uma atividade do

Programa - os Jogos Interclasse do AEPETI que terão início no dia 09 de abril. Foram entregues aos Diretores das Escolas os kits que serão usados pelas equipes que disputarão os jogos. Uma maneira direta de estar em contato direto com o público alvo do trabalho desse combate.

De acordo com o IBGE Araguari ocupa o 26º lugar das cidades de Minas Gerais com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, sendo apontada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, com base no Censo, como sendo um dos 72 municípios, nos quais é maior a incidência de casos. A partir do levantamento desses dados o município passou a receber recurso federal para desenvolver as ações estratégicas de combate e os Jogos Interclasse é uma dessas ações.

A atividade que se enquadra no terceiro dos cinco eixos das ações, voltada à “proteção social”, será realizada na E. E. Raul Soares, E. E. José Carneiro, E. E. Madre Maria Blandina (Polivalente), E. E. Arthur Bernardes (Amanhece),

1. E. Lindolfo Rodrigues da Cunha (Piracaíba) e C. E. Municipal Rosa Mameri Rade (Alto São João).

Para a Secretária Eunice Mendes muitos idosos após os 60 anos sofrem de sérias doenças por terem sido submetidas ao trabalho infantil durante sua infância. “Muitas pessoas durante sua infância trabalharam e não estudaram, não conseguiram serem inseridas no mercado de trabalho e hoje na fase adulta não tem um trabalho e não conseguem sustentar suas famílias, e por vezes nem a si mesmo. Em muitos casos além do fator de não terem um trabalho com maiores possibilidades, muitos sofrem de doenças recorrentes dos esforços e sobrecargas no trabalho que desenvolveram ainda crianças quando não tinham preparo algum para pesadas cargas de trabalho”, destacou Eunice Mendes.

Diante dessa realidade as ações de combate no município serão intensificadas para que crianças estejam fora do trabalho infantil, sendo eles; o trabalho nas lavouras, no comércio de drogas, bem como a exploração sexual, para que no devido tempo e sob a tutela e o amparo da lei elas possam ser preparadas e posteriormente inseridas no mercado de trabalho. “Maiores vencedores não são aqueles vitoriosos do mundo, melhores que os outros, mas são aqueles que insistiram um minuto a mais nos seus sonhos. E iremos persistir e insistir quanto minuto preciso for para ajudar as crianças do município”, concluiu Eunice Mendes.

Serão seis dias de jogos, sendo um em cada escola participante. Ao final de cada competição será realizada a premiação com medalhas e troféus, além da premiação do artilheiro do campeonato.

De acordo com a Equipe de Gestão do AEPETI, o primeiro momento das ações foram realizadas em seis escolas e contou com a participação do Grupo Emcantar, durante o ano de 2018 outras ações serão realizadas.

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), destacou que o trabalho que está sendo realizado juntamente com a Secretaria de Trabalho e Ação Social, visa mostrar a sociedade que o trabalho infantil precisa ser erradicado, “As consequências do trabalho infantil são inúmeras. Na maioria dos casos, as crianças e adolescentes que trabalham não tem oportunidade de estudar. Além disso as tornam vulnerável também na saúde, esforços físicos e acidentes. O que acontece nesta etapa do desenvolvimento pode gerar traumas irreversíveis. Precisamos juntos lutar para que isso acabe definitivamente”, frisou.

FOTO: Secretaria de Trabalho e Ação Social