Prefeitura de Araguari realiza posse da CIPA 2018 após treinamento

Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA da Prefeitura Municipal de Araguari tomaram posse nessa quinta-feira, dia 1º.

A Secretária Municipal de Administração Thereza Christina Griep juntamente com os Tenentes do Corpo de Bombeiros de Araguari, Esio Oliveira Ribeiro, Comandante do 1º Pelotão Operacional dos Bombeiros de Araguari, e Warley Helder Conceição da Silva Comandante do 1º Pelotão de Prevenção e Vistoria dos Bombeiros de Araguari entregaram os certificados aos empossados.

Durante o curso de preparação foram abordados temas de legislação vigente, conceitos preventivos, mapa de risco, Primeiros Socorros, Prevenção de Incêndio para certificação e capacitação válido para as exigências do Ministério do Trabalho (Norma NR 5). Com a função de observar e relatar as condições do ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes, a CIPA é composta pelos colaboradores da gestão municipal.

Também foi realizado o curso de Brigada de Incêndio e situações de emergência que tem o objetivo de formar e treinar a Brigada de Emergência, composta pelos colaboradores voluntários, visando seu preparo para atuar na prevenção e combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros.

A Brigada atua na prevenção e na resolução de situações que envolvam princípios de incêndio e acidentes causadores de lesão física, visando à preservação dos colaboradores e do patrimônio. Brigada atende a legislação estadual Norma de Procedimento Técnico (NPT) 017. As regras desse documento preveem a formação e a composição de uma brigada para atuar em edificações e demais áreas com probabilidade de incêndio.

Foram empossados mais de 120 colaboradores entre ciperos e brigadistas, participaram do curso também membros da ASCAMARA - Associação Catadores de Material Reciclável Araguari que também receberam seus certificados de conclusão do curso.

A frente da CIPA tomou posse nesta data também o Assessor Especial, Expedito de Castro Junior, como Presidente da Comissão, que em sua fala destacou a importância desses profissionais que visam o cuidado ao próximo, prevenindo e antecipando todo tipo de acidente, riscos que possam vir a prejudicar ou causar qualquer dano a vida ou bens dos colaboradores e ressaltou o quanto se sente agraciado pelo reconhecimento dado pela Secretária Thereza Cristina e o Prefeito Marcos Coelho, tendo a certeza que faz parte de uma equipe aguerrida, dinâmica e proativa.

“É um momento de engajamento dos funcionários na luta pelas condições de saúde e dignidade do trabalhador, considerando os cuidados que devemos ter internamente com a proteção ao ambiente e condições de trabalho”, pontuou Thereza Christina Griep, Secretária de Administração.

“A maior riqueza que o Poder Público tem são seus servidores. Se o ambiente de trabalho é bom, pode-se executar bem sua função e servir bem a população. A CIPA faz bem o papel de prevenção e percepção para mudanças no que possa ser melhorado”, frisou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

FOTO: ASCOM – Prefeitura de Araguari