Prefeitura de Araguari realiza palestra de conscientização sobre o Junho Vermelho
A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do PACE- Posto Avançado de Coleta Externa, realizou na última quarta-feira (12) uma palestra informativa sobre o Junho Vermelho na empresa Britvic EBBA.
O Junho Vermelho surgiu para despertar a população de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele, pois é o mês em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados. O inverno é o período que há aumento de infecções respiratórias, por conta das baixas temperaturas, além da época de provas em universidades, escolas e do início das férias escolares.
A Palestra, ministrada pela enfermeira Soraya Ribeiro, tem o objetivo de conscientizar os colaboradores das empresas sobre a doação de sangue e os critérios adotados pelo Hemominas, para que assim possa aumentar o número de doadores e consequentemente abastecer os bancos de sangue do Hemoninas e dos hospitais.
O Técnico em Segurança do Trabalho da Bitvic EBBA, falou da importância da palestra ministrada pela enfermeira do PACE. “A empresa tem uma preocupação com bem estar e a saúde dos colaboradores e também da sociedade, por isso fizemos essa parceria com o PACE, para que pudéssemos levar aos nossos colaboradores todas as informações referentes a doação de sangue, para sanar as várias dúvidas que haviam entre os funcionários e consequentemente, ajudar quem precisa receber essa doação”, disse Lucas Ruski.
“O PACE tem um papel fundamental na Secretaria de Saúde, e na sociedade, pois oferece informações para conscientização da doação de sangue. Precisamos nos conscientizar da importância da doação. Para se ter uma noção, cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Se cada um de nós tiver esse pensamento e esse ato de solidariedade, salvaremos muitas vidas diariamente. Homens podem doar a cada 03 meses; e mulheres; a cada 04 meses,” informou o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.
“Por mais que tenhamos avanços na tecnologia, na saúde e na ciência, o sangue ainda não tem substituto. Só temos como obtê-lo por meio da doação. E a única doação segura é a voluntária. Por isso, convocamos toda a população araguarina, para que venha ao PACE. É só uma bolsinha, mas o gesto é muito maior. Os 10% do sangue que você doa podem salvar pelo menos três vidas e isso não tem preço”, disse o Prefeito Marcos Coelho.
Para receber a palestra na empresa basta contatar o PACE e agendar, o telefone de contato é 3690-3174.
FOTO: Secretaria de Gabinete