Prefeitura de Araguari realiza nesta quarta-feira (27) Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Na próxima quarta-feira, dia 27, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizará a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o evento com realização na Capela do IMEPAC, servirá como um preparatório para a Conferência Estadual e posteriormente para a Nacional com os seguintes eixos temáticos:
1 – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e lazer;
2 – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana;
3 – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
4 – Os Conselhos de Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
No mesmo contexto, durante todo o mês de março, foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS V) e no Auditório da Unimed duas pré-conferências, objetivando a elaboração de propostas que serão apresentadas para discussão na Conferência Municipal com objetivo de ampliar o espaço democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida e controle social na garantia de direitos da pessoa idosa.
É objetivo desta 4ª Conferência diante dos desafios do crescente envelhecimento da população brasileira neste Século XXI, avaliar a efetividade de ações em execução, discutir e propor novas ações e medidas que garantam os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, como Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e Políticas Públicas promovidas pelo município.
“Este momento é uma grande oportunidade para realizarmos uma avaliação do que já foi concretizado em benefício das pessoas idosas e dos desafios ainda postos, bem como, de reflexão sobre o envelhecimento e o papel a ser exercido pelo Estado, pela família e por cada cidadão na defesa, na promoção e na efetivação das garantias consolidadas da pessoa idosa no Brasil”, destacou Eunice Mendes
Não são apenas os atos de abuso físico, psicológico, sexual, financeiro, entre tantos se qualificam como violadores dos direitos dos idosos, mas também a omissão e negligência, ou seja, qualquer causa que traz dano ou incômodo é uma violação, seja em ato continuo ou isolado.
Ações e políticas públicas voltadas para esse público é de extrema importância para conhecimento e discussão no sentido de alavancar na prática soluções concretas que venham minimizar ou combater efetivamente a violação dos direitos.
“Nós precisamos discutir sobre a pessoa idosa, seus direitos conquistados e que, muitas vezes, não são respeitados. Vamos apresentar sugestões, colher opiniões e reivindicações, analisar todas as propostas que serão trazidas para este encontro e que poderão ser encaminhadas à etapa estadual. A qualidade de vida do idoso vem melhorando e, consequentemente, aumentando a capacidade de vida, e isso é adquirido pela reivindicação de seus direitos, então há uma necessidade em debater sobre isso”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.
A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, aberta ao público, acontece nesta quarta-feira na Capela do IMEPAC a partir das 13h.
FOTO: Secretaria de Trabalho e Ação Social