Prefeitura de Araguari realiza mutirão de testagem rápida para COVID-19
Seguindo o protocolo de enfrentamento a COVID-19, a Prefeitura de Araguari realizou no último sábado, 16, o mutirão de testagem rápida para pacientes notificados como casos suspeitos da COVI-19 e profissionais de saúde.
O mutirão foi realizado na Policlínica, no IMEPAC, na base do SAMU e na UPA 24h. Ao todo foram realizados 96 testes rápidos com objetivo de identificar possíveis pacientes contaminados com o Coronavírus e orientá-los quanto as medidas de isolamento, bem como ao tratamento.
É importante ressaltar que para realizar o teste rápido, é necessário seguir o protocolo do Ministério da Saúde, pois o exame identifica se o paciente já esteve em contato com o vírus e está imune a tal. O teste rápido mede a quantidade de dois anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com um invasor. Acontece que os anticorpos são produzidos na fase aguda da infecção, ou ao final dela. E para dar um resultado positivo, é preciso que haja uma quantidade mínima dessas moléculas circulando pelo corpo, o que normalmente ocorre após 8 dias da contaminação. Assim, em algumas situações quando o paciente é infectado, mas a doença está no início, o exame pode não detectar a presença do novo coronavírus, testando assim um falso negativo.
“O Município dispõe de testes para examinar a população, porém é necessário seguir o protocolo de testagem para que tenhamos um melhor resultado e um índice confiável da transmissão do vírus em Araguari. Teremos mais ações como esta para que assim possamos acompanhar a propagação do vírus e tomar as medidas de saúde pública, visando a segurança da população”, informou o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.