Prefeitura de Araguari realiza exames periódicos dos servidores através do SEESMT

A prefeitura de Araguari, através do SEESMT – Serviços Especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho, vem realizando desde setembro os exames periódicos dos seus trabalhadores.

Os exames estão sendo realizados em cumprimento a um TAC- Termo de Ajuste de Condutas – sobre Segurança e Saúde Ocupacional do Trabalhador, assinado entre Ministério Público e Prefeitura de Araguari. De acordo com o documento, todos os servidores públicos contratados, inclusive Secretários, deverão ser submetidos aos exames ocupacionais periódicos.

“De acordo com a lei os servidores devem realizar os exames que são obrigatórios pelo PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e, para sua comodidade, esse procedimento deve ser feito no horário de trabalho do servidor. A periodicidade com que são feitos depende do cargo que cada funcionário ocupa.” – salientou Daiany Jacintha de Carvalho, Engenheira de Segurança do Trabalho.

PCMSO é o programa que estabelece como prioridade a prevenção de doenças ocupacionais através do controle de exames clínicos e complementares que serão programados e devem ser feitos para a preservação da saúde destes colaboradores que trabalham na empresa, nesse caso, na Prefeitura de Araguari, conforme a norma regulamentadora NR-7 do Ministério do Trabalho. Após a conclusão dos exames é elaborado o Atestado de Saúde Ocupacional também chamado de ASO, onde é comprovado que o colaborador tem boas condições de saúde para as atividades.

Nessa semana o prefeito Marcos Coelho de Carvalho anunciou que está sendo licitada a compra de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. “Nossa preocupação maior é com o servidor público. Estamos, apesar de toda dificuldade, conseguindo honrar com o pagamento do funcionalismo. Preocupamos também com a saúde e as condições de trabalho desses servidores. Estamos em processo para a compra de Equipamentos de Proteção Individual. A última compra desses equipamentos foi feita em 2012. O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos está sendo revisado. Estamos lutando também para podermos oferecer outros exames ocupacionais junto aos que já são realizados periodicamente. Dessa forma garantiremos mais segurança à saúde.”  

Os procedimentos estão sendo realizados as segundas e terças- feira, na sede do SEESMT, rua Luiz Shinoor, 367, à partir das 13h. No entanto, como há um questionário com questões relacionadas a saúde do  trabalhador e, também, a aferição da pressão arterial, é solicitado aos funcionários que passarão pelo exame com o médico que estejam no local por volta das 12h e 30 min. Para os servidores da educação, devido a dificuldades em se afastar das escolas, todo procedimento está sendo realizado na própria instituição escolar com a presença do médico. Já foram atendidas as Secretarias de Fazenda, Planejamento, Governo, Políticas Sobre Drogas e no momento estão sendo atendidos os funcionários da Secretario de Gabinete. As demais pastas serão agendadas para a facilitação e organização dos trabalhos.