Prefeitura de Araguari realiza campanha para doação de sangue

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do PACE – Posto Avançado de Coleta Externa, convida a população de Araguari para comparecer no Hemocentro de Araguari, no dia 28 de novembro, das 07h às 11:30h, para a mobilização em alusão ao “Dia do Doador Voluntário de Sangue”. Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal). Em cada doação, são coletados aproximadamente 450ml de sangue.

O Secretário de Saúde, João Batista Arantes, enfatizou a importância de ser um doador e o quanto isso pode salvar várias vidas: “Precisamos nos conscientizar da importância da doação regular de sangue. Para se ter uma noção, cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Se cada um de nós tiver esse pensamento e esse ato de solidariedade, salvaremos muitas vidas diariamente. Homens podem doar a cada 03 meses; e mulheres; a cada 04 meses. Convido a todos que compareçam não só nessa terça feira, dia 24, mas sim que se torne um hábito.”

Os requisitos para ser doador são: pesar mais de 50kg, ter idade entre 18 e 67 anos (no caso de menores de idade devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável), não estar em jejum, não consumir bebida alcoólica nas últimas 24 h e portar documento com foto.

Existem algumas restrições para pessoas que não podem ser doadores: ter feito tatuagem ou colocado piercing no período do último ano, ter realizado cirurgia no último ano, mulheres em período de amamentação, e alguns outros impedimentos que são relatados durante a entrevista clínica.

Independente dessa mobilização pela semana do doador, gostaríamos que se tornasse um habito a doação de sangue em nossa cidade. Todas as terças-feiras estamos aqui, ansiosos, esperando doadores. Estamos com o estoque quase em zero e, muitas vezes, vemos cirurgias eletivas sendo canceladas por falta de sangue em nosso banco. Venham todos doar, convidem seus amigos, seus familiares. Doar sangue é doar vida!” ressaltou Gercionina Marques Nunes,  Coordenadora do PACE.

O prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), aproveitou para convidar a todos para que compareçam ao PACE, deixando o estoque em 100%: “Os estoques nos bancos de sangue dependem totalmente das doações voluntárias. Doar sangue é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. É um gesto que traz esperança,” frisou.

SERVIÇOS:

PACE – Posto Avançado de Coleta Externa