Prefeitura de Araguari promove retirada e replantio de árvores

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Obras e da Secretaria de Meio Ambiente, após um minucioso estudo, efetuou algumas podas de árvores em locais de risco.

No caso da Avenida Minas Gerais, a espécie de planta que havia era a Ficus Benjamina. É uma espécie muito perigosa, pois possui raízes agressivas que causam grandes danos às estruturas e tubulações subterrâneas.

Recebemos inúmeras reclamações de moradores dessa área. Quando viemos fazer a análise, verificamos que em várias casas as tubulações já estavam comprometidas; por esse motivo e depois da autorização de um biólogo especializado efetuamos a retirada, a fim de evitar maiores transtornos,” explicou o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior.

O Secretário de Serviços Urbanos Cândido Costa Arruda, destacou que a preocupação é geral, e que as secretarias estão trabalhando em conjunto para amenizar qualquer tipo de dano aos moradores. “Verificamos também que o calçamento da avenida já estava sendo danificado. No momento, estamos fazendo o replantio e arrumando as vias que foram danificadas pelas raízes das árvores. A ‘Ficus benjamina’ não deve ser cultivada em calçadas ou até mesmo próximo à construções ou tubulações enterradas, pois possuem raízes agressivas,” disse.

Os replantios feitos foram acompanhados por moradores das regiões que se mostraram muito satisfeitos. “Eu estava muito preocupada, ainda mais quando eu soube que as raízes dessa espécie de árvore podem chegar até 50 metros em busca de água. Me sinto aliviada e mais segura agora que as árvores foram retiradas.” comentou a moradora Elizabeth Procópio.

Também foram replantadas outras espécies de árvores na Avenida Santos Dumont, em frente ao Aeroporto de Araguari.

Segundo a Bióloga Priscila Petruco, esse período de chuvas é a melhor época para plantios: “Temos que aproveitar essa época para fazer os replantios, pois estamos próximo do período de chuvas. Aqui na região do Aeroporto, tivemos que suprimir duas árvores Goiabeiras Secas e 01 árvore da espécie Sibipiruna, pois elas se encontravam em estado fitossanitário comprometido. No lugar, estamos plantando as espécies Ipê Branco, Pau Mulato e Espatódea. Na Avenida Minas Gerais plantamos as espécies Peroba Rosa e Lanterneiro. Trata-se de espécies adequadas aos locais na questão de tamanho.”

Nossa maior preocupação é evitar danos às casas dos moradores de nossa cidade. Estamos trabalhando intensamente com o intuito de atender aos pedidos dos moradores, enviando nossos biólogos aos locais e verificando se há risco. Caso haja risco, iremos resolver rapidamente,” declarou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTO:       ASCOM – Secretaria de Gabinete