Prefeitura de Araguari promove cursos de Libras para Professores da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação e do Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI, realizará amanhã, 09, a Aula Inaugural do Curso de Libras, às 17:30h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, localizada à Rua Coronel José Ferreira Alves, 1098, Centro.
A inclusão da pessoa com deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho pelas especificidades inerentes á pessoa humana e pelas diversas barreiras existentes no contexto escolar.
Pensando nisso, a Prefeitura e a Secretaria de Educação, juntamente com o NAI, sob a coordenação da Psicopedagoga Vera Lúcia Viana, colocam em prática o Projeto “Libras na Escola”, com duas modalidades: para alunos do 3º e 4º ano e, agora, para os professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE e monitores.
“O curso está sendo organizado com uma modalidade introdutória para oferecer ao professor e monitor noções sobre a cultura e identidade surda, que os habilitará para uma comunicação básica suficiente para o acolhimento do aluno surdo e de seus familiares, facilitando assim a inclusão desse aluno,” destacou Vera Lúcia Viana, Psicopedagoga e Diretora do NAI.
O Secretário de Educação, Werley Macedo, ressaltou que se trata de uma iniciativa pioneira, “Nosso intuito é garantir a inclusão em nossas escolas municipais. Precisamos estar preparados para receber alunos com deficiência auditiva e promover um ambiente apropriado com aprendizado em sala de aula regular”, disse.
O curso será oferecido a 60 participantes, divididos entre professores, monitores e equipe multifuncional, com módulos semanais de 01 hora e 30 minutos de aulas práticas com um total de 40 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por professores bilíngües – português/libras, intérprete de libras e professores surdos especialistas em libras. A Secretaria de Educação emitirá um certificado aos participantes com pelo menos 75% de presença nas aulas.
“Sabemos que o número de alunos especiais é grande e é de extrema importância que nossos professores estejam preparados para conduzir de maneira natural os trabalhos em sala de aula, sempre em prol da qualidade do ensino.” finalizou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).
FOTO: Divulgação