Prefeitura de Araguari promove ações em alusão ao ‘Novembro Azul”

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, promoverá, durante o mês de Novembro, ações de prevenção ao câncer de próstata.

No dia 18 de novembro, a Prefeitura promoverá a caminhada do “Novembro Azul”, saindo da Praça Farid Nader, às 08h, aberta para pessoas de todas as idades.

Também serão realizadas ações de rotinas nas Unidades de Saúde para homens acima de 40 anos, com avaliação de saúde.

No dia 25 de novembro, o dia “D” da campanha, várias ações serão realizadas na Policlínica. Das 08h às 16h, serão entregues as guias para os exames de PSA (antígeno prostático específico), HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na ocasião, os pacientes serão orientados a comparecerem aos laboratórios indicados para marcarem a coleta dos materiais.

Os exames de PSA são indicados para homens a partir dos 45 anos com algum fator de risco. A partir dos 50 anos, o exame é indicado para todos os homens, independente se há algum fator de risco eminente.

Também no dia 25, o Instituto Master de Ensino Presidente Antonio Carlos (IMEPAC), promoverá as seguintes palestras na Policlínica:

-Câncer de Próstata – Prevenção e Tratamento – às 09h e às 10h

-Educação em Saúde – Saúde do Homem – às 14h

-Cuidados com Saúde Bucal e Luta Contra o Câncer – às 15h

A Policlínica de Araguari fica localizada na Avenida Batalhão Mauá, 1346, Bairro Santa Helena.

O Secretário de Saúde comentou que as ações serão focadas na prevenção do câncer de próstata, porém serão oferecidos outros exames para rastreamento de outros tipos de enfermidades, “Queremos conscientizar toda nossa população masculina que o melhor remédio é a prevenção. Iremos disponibilizar vários tipos de exames. Nosso objetivo é criar a consciência coletiva para a necessidade do auto cuidado com a própria saúde,“ destacou Dr João Batista Arantes.

Estamos trabalhando arduamente nas ações preventivas em prol da saúde da população. O câncer de próstata trata-se de um tema muito delicado. Precisamos conscientizar os homens que o mais importante é o diagnóstico precoce. Sabemos que, com a correria da vida urbana, muitas vezes deixamos passar muitas coisas. Mas não podemos deixar no esquecimento nossa saúde e que a prevenção não deve ser feita somente no mês de novembro, mas sim o ano inteiro,” frisou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

ORIGEM

A campanha começou em um pub na Austrália no ano de 1999, no mês de novembro, por se comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Um grupo de amigos teve a idéia de deixar os bigodes crescerem durante todo o mês de novembro como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doações às instituições de caridade.  Deram o nome de Movember, uma mistura de novembro com bigode em inglês (moustache e november).  Após alguns anos todo o país já estava participando. Hoje a campanha já é mundial.

FOTO:       ASCOM – Secretaria de Gabinete