Prefeitura de Araguari premia alunos ganhadores do Concurso de Desenhos e Redação das ações estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizou na última quarta-feira, dia 6, no Anfiteatro da Policlínica, a entrega da Premiação do Primeiro Concurso de Desenhos e Redação das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil, programa de combate que está sendo desenvolvido no Município.

O Concurso foi direcionado para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública de ensino. As escolas participantes foram o C.E.M. João Pedreiro, C.E.M. João Ribeiro de Araújo, C.E.M. José Inácio,  C.E.M Neusa Rodrigues Teixeira, C.E.M. Mário da Silva Pereira, C.E.M. Papa João XXIII, C.E.M. Ondina Moutinho Vieira, C.E.M. Prof. Hermenegildo Marques Veloso, C.E.M. Rosa Mameri Rade, C.E.M. Ten. Cel. Vilagran Cabrita, C.E.M. Realino Elias Carrijo, E.E. Padre Elói e E.E. José Carneiro da Cunha.

A banca examinadora, composta por Pedagogas, Psicólogas e Diretora de Projetos Sociais, avaliou os desenhos seguindo os critérios de criação de próprio punho; criatividade e originalidade; e coerência e coesão ao tema.

As redações foram avaliadas de acordo com, a adequação ao tema proposto; texto dissertativo; argumentativo; clareza, coerência e coesão; correção gramatical e texto inédito e original.

Os vencedores do Concurso de Desenho foram:

1° Lugar - Adriana Fernanda

2º Lugar - Mikaely Silva Souza

3º Lugar - Maria Danielly da Silva Mourato.

Já os vencedores do Concurso de Redação foram:

1° Lugar - Northon Coelho da Costa Lima

2º Lugar - Ana Júlia Rodrigues Resende

3º Lugar - Karolayne Belo dos Santos

Além da premiação entregue aos finalistas, todos os participantes receberam medalha de participação.

De acordo com o IBGE, Araguari ocupa o 26º lugar das cidades de Minas Gerais com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, sendo apontada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, com base no Censo, como sendo um dos 72 municípios, nos quais é maior a incidência de casos. A partir do levantamento desses dados, o município passou a receber recurso federal para desenvolver as ações estratégicas de combate.

De acordo com a Secretária Eunice Mendes, muitas crianças de Araguari trabalham desde a mais tenra idade em regime de exploração, e até mesmo de escravidão, uma vez que muitas delas não chegam a receber remuneração alguma, motivo pelo qual diversas delas têm deixado de ir às escolas e ter seus direitos garantidos. “Em Araguari, crianças estão perdendo suas infâncias. Pequeninos que perderam a alegria; crianças que são transformadas em adultos precocemente, sendo privados do seu direito ao aprendizado. Também têm se tornado vítimas da exploração, tendo sérios problemas de saúde, incluindo os fatores emocionais, que lhes causam revolta, valentia e tristeza. Somos os combatentes nesta luta, e promover mais esta ação, além de combater o trabalho infantil, é devolver para muitos o sonho da infância feliz, saudável e o direito de frequentar a escola,” destacou.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) ressaltou a importância do trabalho feito pela Secretaria de Trabalho e Ação Social: “Essa luta é de todos nós. Não podemos deixar que crianças sejam exploradas. Lugar de criança é na escola. A prática do trabalho precoce é crime e precisa ser erradicado.” concluiu.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

O início das ações teve foco no primeiro eixo (Informação e Mobilização) dos profissionais da Rede Intersetorial sobre enfrentamento do trabalho infantil.

Representantes dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), das Escolas Municipais e Estaduais do Município, onde existe maior número de crianças que estão expostas ao trabalho infantil, receberam Curso de Capacitação e participaram do Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil. Também foram realizadas ações que ampliaram e reforçaram a busca ativa articulada por estas crianças que estão nesta condição.

Campanhas de mobilização e conscientização nas escolas, encontro de sensibilização dos profissionais da Assistência Social Básica também foram ações realizadas durante 2017.

FOTO:       Secretaria Municipal do Trabalho e ação Social