Prefeitura de Araguari ofereceu curso de formação para membros da CIPA
Prefeitura de Araguari através do SEESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina Do Trabalho) em parceria com a SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, ofereceu o curso de formação para membros da CIPA
Em atendimento à NR - Norma Regulamentadora Cinco, aconteceu na última semana, o Curso de Formação para membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é obrigatório após a sua eleição.
Segundo a Engenheira do Trabalho do SEESMT, Daiany Jacinta de Carvalho, são 4 CIPAS em toda a administração pública direta, e mais uma dentro da, das quais as Secretarias são agrupadas de acordo com similaridade da de atividade desenvolvida, o que irá favorecer o acompanhamento mais de perto pelo SEESMT:
“Os grupos de CIPA contarão com o acompanhamento, ajuda e orientação de uma técnica de segurança, para que eles possam, então, desenvolver o trabalho. A CIPA da PMA tem dimensionamento mínimo calculado pelo número de servidores e grau de risco a que estão expostos, variando de 15 a 26 servidores com um total de 74 Cipeiros. esclareceu a Engenheira.
A carga horária do treinamento é de 20 horas, e os membros titulares e suplentes, eleitos e representantes do empregador, deverão ter pelo menos 15 horas de participação. Os temas abordados na formação compreendem estudo do ambiente, das condições de trabalho, noções sobre acidentes e doenças do trabalho, noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho, EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, prevenção e combate a incêndios, noções de primeiros socorros, entre outros.
“Precisamos da participação dos cipeiros nessa empreitada. Eles são o nosso apoio para que tenhamos um ambiente de trabalho mais seguro, pois com a CIPA, buscamos preservar a integridade física e mental do trabalhador. Que possamos seguir sem acidentes de trabalho na Prefeitura,” reforçou o Prefeito Marcos Coelho.
FOTO: SEESMT