Prefeitura de Araguari oferecerá cursos profissionalizantes gratuitos
A Secretaria do Trabalho e Ação Social em dezembro de 2019 elaborou importantes Projetos para Captação de Recursos os quais foram apresentados ao Ministério Público do Trabalho para recebimento dos recursos por meio de bens oriundos de reversão de indenizações e multas aplicadas em termos de ajustamento de conduta ou acordos judiciais celebrados pelo referido Ministério.
Com a Captação de Recursos aprovada, a Prefeitura Municipal de Araguari por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social reuniu na manhã desta quarta-feira, 19, com os representantes da área de mercado do Sistema FIEMG – Clayton Neri de Oliveira, Vanda Oliveira, César Cunha Campos e Mauro Cunha, para adquirir Cursos Profissionalizantes que irão atender adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica, migrantes, adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e homens em situação de vulnerabilidade social.
Os cursos terão como objetivo conectar o cidadão araguarino ao mundo do trabalho, melhoria das condições de vida, combate ao trabalho infantil e efetivação dos direitos sociais.
“Com dedicação e empenho nossa equipe elaborou este Projeto de Captação de Recursos a partir de reconhecermos a necessidade de capacitação e profissionalização para que o indivíduo possa sair da situação de extrema pobreza e adversas, com a possibilidade de ser admitido no mercado trabalho”, destacou Eunice Mendes
Serão oferecidos os seguintes cursos : Vendas e Relacionamento ao Cliente (24 vagas), Auxiliar Administrativo (24 vagas), Auxiliar de Recursos Humanos (24 vagas), Modelagem, Corte e Costura Enxovais, (20 vagas), Soldador Assistente (20 vagas), Confeitaria Básica (20 vagas), Confeitaria Gourmet (20 vagas) e Informática Básica (25 vagas).
As vagas serão ocupadas pelos interessados encaminhados pelos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SINE (Sistema Nacional de Emprego), CEAPA (Programa Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas) e Plantão Social, que se enquadrarem nos critérios.
Além da adesão do curso, o recurso será utilizado para estruturar parte do CEDEC (Centro de Desenvolvimento da Criança) onde será a Sede do Centro de Treinamento e outros. Este Centro de Treinamento será inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), para que este benefício seja permanente.
De acordo com o Prefeito Marcos Coelho, para que o ser humano possa sair de suas vulnerabilidades sociais com dignidade não há caminho melhor que a capacitação e estudo que favoreça e facilite sua entrada no mercado de trabalho.