Prefeitura de Araguari mobiliza toda a Administração do município para acelerar o processo de transferência de pacientes da UPA
Devido ao grande número de pacientes na UPA, durante toda a quinta-feira (27) e na madrugada de sexta-feira (28), a secretaria de Saúde tem feito de tudo para transferir os pacientes que necessitam de leitos hospitalares, para diminuir a lotação da Unidade de Pronto Atendimento do município.
De acordo com a administração da UPA, a unidade trabalha com o aumento da demanda de atendimento e os médicos da UPA não conseguem evoluir os laudos dos pacientes no SUS Fácil, sistema oficial utilizado para transferência de pacientes. A não evolução dos laudos impossibilita que as unidades hospitalares avaliem o quadro clínico, impactando na não transferência dos pacientes para os leitos hospitalares.
Uma equipe da secretaria de Saúde que está no local, desde a madrugada desta sexta, já conseguiu juntamente com a equipe médica da UPA e do HCAMP fazer gestão na transferência de cerca de 10 pacientes COVID positivo e suspeitos de COVID para o HCAMP e para a UTI do Hospital Santa Casa de Misericórdia.
A administração disponibilizou mais recursos para a empresa que administra a unidade, além do subsídio que o município já repassa mensalmente, para custear o atendimento de urgência e emergência dos pacientes. O intuito é que com mais esse recurso, a unidade consiga a transferência mais rápida desses pacientes para hospitais e que eles tenham melhores condições de atendimento.
A administração do município também disponibilizou equipamentos para que os pacientes que ainda permanecem na UPA, tenham melhores condições enquanto aguardam as transferências.
Ressaltamos que toda a administração do município, está mobilizada em atender todas as pessoas que deram entrada na Unidade e que apresentam algum tipo de sintoma gripal ou mesmo diagnosticado com COVID.
A própria secretária de saúde e a subsecretaria estão acompanhando a saída e chegada desses pacientes que estão sendo transferidos depois da mobilização feita pela administração, inclusive com parceria reforçada agora pela manhã com a Santa Casa da cidade.