Prefeitura de Araguari informa sobre a orientação e vacinação contra o Sarampo
A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, e dos Departamento de Epidemiologia e de Atenção Primária informam sobre a vacinação do Sarampo no Município, observando o surto da doença que vem acontecendo no Brasil.
Diante dos fatos, a Secretaria de Saúde solicitou que as ações de atualização do cartão de vacina sejam intensificadas para o público alvo por idade sendo esse: população de 0 meses a 49 anos.
A orientação aos pacientes está sendo realizada em salas de espera em todas as Unidades as da Rede de Saúde, (UBS, UBSF, CEAAMI), além de orientação aos hospitais e recebidas pela Superintendência Regional de Saúde. A vacinação de profissionais é executada aos da Saúde conforme recomendação da Superintendência, e aos os profissionais de educação e demais servidores é recomendado que procurem a Unidade de Saúde mais próxima.
A orientação à população em geral é que procure as unidades de saúde, e a indicação é que o paciente leve o cartão de vacina (caso possua) para verificação e possível atualização. Além da orientação quanto a importância da vacinação na Rede de Saúde, serão realizados no evento em comemoração ao aniversário da cidade, atendimentos da área de saúde durante a Feira Gastronômica Sabor Cultural que acontecerá dia 27 de agosto em frente ao Palácio dos Ferroviários.
“Até o momento não registramos nenhum caso da doença no Município e não temos notícia de casos na região, por isso estamos seguindo todas as recomendações da Superintendência Regional de Saúde para manter o índice zero e assim oferecer a população araguarina mais tranquilidade e qualidade de vida”, esclareceu o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.
“É importante que nossa população esteja vacinada para que a doença não afete a nossa cidade. O munícipe que ainda não recebeu o esquema da vacina, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina ou para tirar dúvida sobre a imunização. O profissional da unidade tem condições de avaliar caso a caso a necessidade da vacinação e o número de doses”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.
FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE