Prefeitura de Araguari inaugura CAPS infantil
A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Saúde, inaugurou hoje, a unidade de CAPS infantil.
O objetivo do CAPS infantil é ofertar assistência em saúde mental de qualidade e excelência técnica, visando o alívio do sofrimento psíquico, a superação do estado agudo da patologia e a retomada do desenvolvimento e do crescimento da criança e do adolescente.
Estiveram presentes na inauguração: o prefeito Marcos Coelho; o vereador Giulliano Tibá (PSB); secretários municipais; a coordenadora da Saúde Mental, Karine Viana Ferreira; a apoiadora institucional em Saúde Mental, Adriana Herman e a coordenadora do CAPS infantil, Andreia Avelar Fabrino.
Em Araguari a Rede de Atenção Psicossocial é composta pelo CAPS I, que atende adultos; CAPS Ad que atende usuários de álcool e outras drogas, Equipe Multiprofissional composta por Psicólogos, Arte Terapeutas e Assistente Social que atendem nas unidades de saúde e agora o CAPS infantil que atende crianças e adolescentes.
Os atendimentos acontecem de 2ª a 6ª das 7:00 as 17:00 na Rua Aurélio de Oliveira 187-Centro. Atualmente são atendidas 142 crianças e adolescentes de zero a dezoito anos incompletos e seus familiares, com abuso/dependência de álcool e outras drogas, bem como morbidades associadas. Atende também crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, (transtorno do espectro autista), ou com prejuízo no desenvolvimento decorrentes de outras categorias de quadros psicopatológicos.
A equipe é composta por: uma médica Clínica Geral, um Neurologista, quatro Psicólogas, uma Assistente Social, três Terapeutas Ocupacionais, uma Educadora Física, uma Recreadora, duas Arte Terapeutas. Uma estagiária de Psicologia e uma de Educação Física além da equipe de suporte administrativo e serviços gerais.
O prefeito Marcos Coelho (PSB), destacou que a saúde sempre foi prioridade em sua gestão. “Desde o primeiro dia mandato, eu e minha equipe nunca medimos esforços em melhorar a saúde de nossa cidade. A implantação do CAPS infantil é mais um sonho realizado. Com essa nova unidade os atendimentos foram ampliados e mesmo durante a pandemia continuaram de forma presencial, tomando todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, garantindo atendimento integral para crianças e adolescentes “.
FOTOS: Ascom