Prefeitura de Araguari esclarece sobre a disponibilidade do soro de animais peçonhentos
A prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Saúde solicitou na última semana as informações da Secretaria Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde, sobre o estoque de aplicação e tratamento quanto ao soro antipeçonhento.
Segundo foi informado ao município, não há falta de soros antipeçonhentos no Estado de Minas Gerais. Todas as Unidades Regionais de Saúde do Estado estão abastecidas, mesmo os pedidos de soros serem liberados parcialmente pelo Ministério da Saúde.
A cidade de Uberlândia foi a escolha estratégica do Governo Estadual para concentração do soro antipeçonhento na região do Triângulo Mineiro. A farmácia do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), através da Superintendência Regional de Saúde, atende hoje 18 municípios e têm atendimento especializado 24 horas, sendo esse um dos principais motivos para a concentração do atendimento nesta especialidade.
A Secretaria de Saúde de Araguari e todas as 18 Secretarias Municipais de Saúde da região têm a ciência da estratégia adotada para o fluxo de atendimento do paciente que necessite de soros antipeçonhentos. A mesma foi aprovada na Comissão Intergestores Regional e ratificado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Na última reunião da Comissão, datada em agosto deste ano, os secretários municipais de saúde e a Superintendência Regional de Saúde, por consenso, deliberaram a concentração, apenas do soro anti-escorpiônico, além do HC-UFU, para outros dois municípios pólos (Patrocínio e Monte Carmelo), sendo que estes cidades receberão 6 ampolas cada.
A descentralização somente ocorrerá se alguns critérios forem atendidos. Todo esse processo deve ocorrer até o final do mês de setembro e por enquanto o tratamento será apenas no HC-UFU.
FOTO: SECRETARIA DE GABINETE