Prefeitura de Araguari elabora plano de contingência em combate ao Coronavírus
Na última sexta-feira (28) a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com todas as coordenações de hospitais (particulares e públicos), vigilância epidemiológica, coordenação da UPA, coordenação da Santa Casa, coordenação da Atenção Básica, o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso, entre outros envolvidos no processo de contingência do Coronavírus.
Na reunião ficou definido a estratégia emergencial para o fluxo de atendimento de pacientes com suspeita de Coronavírus e o plano de contingência para a doença. O Protocolo do Ministério da Saúde determina várias regras para atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus como materiais necessários para prevenção e notificação, como identificar casos suspeitos, medidas de controle do ambiente assistencial, protocolos de transporte de infectados e cuidados com a saúde, que foram apresentados a todos os presentes na reunião para conhecimento e adaptação dos serviços de saúde.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, para caracterizar suspeita de Coronavírus, é necessário que o paciente tenha histórico de viagem para as áreas de risco ou contato próximo com caso suspeito ou caso confirmado da doença. Para esses casos, todas as pessoas, independentemente da idade, devem procurar uma unidade de saúde (pública ou particular (para pacientes com convênio ou atendimento particular)), caso apresentem febre (temperatura corporal acima de 37,8 °C), ou pelo menos um sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, cansaço, dificuldade para respirar, entre outros).
As Equipes de Saúde de Araguari passarão por uma capacitação no próximo dia 03 (terça-feira), com o objetivo de padronizar as ações e viabilizar o diagnóstico precoce de pacientes suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), realizar manejo inicial e adotar medidas para evitar casos graves e óbito.
Medidas de prevenção para o Novo Coronavírus
- Cobrir o nariz e a boca durante tosse ou espirro com o cotovelo flexionado ou utilizar tecido ou lenço de papel, descartando-os após o uso;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Manter os ambientes bem ventilados
- Orientar sobre os sinais e sintomas do novo Coronavírus e acionar o fluxo de atendimento para casos suspeitos da doença;
“Elaboramos o plano de contingência de forma a estar preparados para atender o fluxo da doença, tanto hospitais públicos quanto particulares. Estamos atentos aos sinais e as notificações para enfrentar qualquer problema em relação ao Coronavírus. A população pode se tranquilizar, pois do ponto de vista assistencial, estamos trabalhando para garantir o melhor para a população araguarina.” Disse o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.
FOTOS: Secretaria de Saúde