Prefeitura de Araguari e Tribunal de Minas Gerais realizarão mutirão de audiências para conversão de união estável em casamento
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, através do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUSC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social promoverão pela segunda vez em Araguari, um mutirão de audiências para conversão de união estável em casamento. Este projeto tem como objetivo regularizar a situação de pessoas que vivam em união estável, fortalecer os vínculos familiares, bem como facilitar o acesso desses casais aos serviços públicos.
A Secretaria do Trabalho e Ação Social já esta promovendo a entrega dos convites aos cônjuges que serão beneficiados nesta ação. O cadastramento dos casais foi realizado nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social a partir do atendimento junto às famílias assistidas pelos programas e projetos da Assistência Social.
A conversão da união estável em casamento através do mutirão evita a judicialização do processo devido seus efeitos jurídicos, uma vez que data é retroagida ao primeiro dia em que o casal começou a viver em união estável, atendendo às necessidades dessas pessoas.
“Esta iniciativa de regularização civil visa facilitar e promover judicialmente a estruturação da família, seio de formação do cidadão, possibilitando acesso aos seus direitos e à justiça, além da valorização e fortalecimento dos vínculos familiares”, destacou Eunice Mendes.
A constituição da família é imprescindível para a vida humana. “Parabenizo a Secretaria de Trabalho e Ação Social pelo trabalho desenvolvido e pela atenção prestada a família”, disse o Prefeito Marcos Coelho.
Foto: Secretaria de Ação Social