Prefeitura de Araguari divulga resultado do LIRAa de 2022

O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypt

A prefeitura de Araguari por meio do departamento de Zoonoses e da secretaria de Saúde, efetuou um levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O relatório mostra o índice de infestação do mosquito em todo município.

A pesquisa foi realizada nas últimas semanas, onde a cidade de Araguari registrou chuvas fortes e altas temperaturas, período propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zica e Chikungunya.

A secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, explicou que a situação de Araguari é grave e é preciso da colaboração da população. “De acordo com o levantamento, foi constatado que nosso município corre um alto risco de uma epidemia de Dengue. Por isso pedimos à população que faça sua parte, com atos simples que podem evitar a proliferação do mosquito. O departamento de Zoonoses está na rua trabalhando nas casas e com ações educativas intensificando o combate ao mosquito”.

“Estamos passando por um momento complicado com a Covid-19 mas é preciso se preocupar também com a Dengue. Os maiores focos transmissores da doença estão dentro das casas.  Pedimos a todos que vistoriem seus quintais, mantenham os bebedouros de animais sempre limpos, eliminem garrafas e outros objetos, como vasos de plantas, que podem armazenar água. Precisamos da ajuda de nossa comunidade para vencer o mosquito”, enfatizou o prefeito de Araguari, Renato Carvalho.

O LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypt