Prefeitura de Araguari divulga cardápio da merenda escolar oferecida alunos da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação por meio do DAE - Departamento de Alimentação Escolar continua trabalhando para oferecer aos alunos da Rede Municipal de ensino uma merenda escolar saudável e de qualidade.

Os cardápios são elaborados mensalmente pela nutricionista responsável e aprovado pelo CAE – Conselho de Alimentação Escolar e em acordo com a resolução do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação de 17 de Junho de 2013 onde diz que a alimentação saudável e adequada, compreende no uso de alimentos seguros, variados, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.

Na Rede Municipal, mais de 7 mil alunos são atendidos diariamente. Os cardápios do mês de abril foram divulgados no Correio Oficial do Município na edição 854 do último dia 12. Os cardápios são planejados para atender, em média, as seguintes necessidades nutricionais: no mínimo 30% das necessidades nutricionais, distribuídas cardápio fundamental, pré escolar e EJA em, no mínimo, duas refeições, para creches em período parcial; no mínimo 70% das necessidades nutricionais distribuídas em no mínimo, três refeições, para as creches em período integral; no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial.

Os alimentos oferecidos na merenda escolar são provindos da Agricultura Familiar. São pequenos produtores da região que entregam os mantimentos na Secretaria de Educação para que seja feita a distribuição entre as unidades de acordo com o cardápio estabelecido. O DAE, na Secretaria de Educação, conta hoje com estrutura de armazenagem com 3 câmaras frias para conservar laticínios e verduras, além de amplo espaço para depositar mantimentos não perecíveis. A distribuição dos alimentos é feita em todas as Unidades de Ensino, inclusive na Zona Rural. A entrega é realizada pelos servidores da Secretaria de Educação.

Para os alunos que possuem uma atenção nutricional diferenciada e individualizada, um cardápio especial com base nas recomendações médicas e nutricionais é elaborado. Esse é o caso de alunos com intolerância à lactose, diabéticos ou com alguma alergia e intolerância alimentar.

O Secretário de Educação, Werley Macedo falou do trabalho do DAE. “É indispensável que a merenda escolar oferecida aos alunos seja de qualidade, e para isso é fundamental que o departamento desenvolva um trabalho próspero. Parabenizo a toda equipe do DAE pelo ótimo trabalho prestado”, destacou o Secretário.

“A educação é uma das prioridades na administração pública. A merenda escolar fornecida deve ser sempre saudável e de alto padrão. Vamos continuar trabalhando para que a Rede Municipal de Ensino forneça uma educação pública gratuita e de qualidade”. Ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.

FOTO: Secretaria de Educação