Prefeitura de Araguari confirma que haverá treinamento para situações de emergência na represa Capim Branco
Neste sábado, 19 de outubro, será realizado o primeiro treinamento para evacuação de emergência da população ribeirinha das margens do rio Araguari.
Os treinamentos fazem parte da Política Nacional de Segurança de Barragens. Neste dia a população localizada às margens do Rio Araguari, entre as UHE de Capim Branco I e II, participará do exercício simulado, definido no Plano de Ação de Emergência (PAE), onde serão estabelecidos os pontos de encontro, sinalização e os elos de contato para que todos possam garantir a integridade física em caso de rompimento ou acidente nas represas.
Além disso, será testado o sistema de alerta instalado pelo consórcio na Zona de Autossalvamento, e com isso capacitar as defesas civis e equipes de socorro e outras orientações a população rural envolvida.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as barragens das Usinas Hidrelétricas de Capim Branco estão classificadas na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.