Prefeitura de Araguari celebra Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural com ações online e presenciais
Com o objetivo de promover o reconhecimento e valorização do patrimônio cultural e conscientizar a todos sobre a necessidade de preservação, a Prefeitura de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, promove até o dia 21 de agosto, a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural. A celebração criada em homenagem ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto.
O evento contará com atividades virtuais e com públicos restritos e abertos. Neste ano, Araguari participa pela primeira vez da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, evento bienal que, em 2021, festeja os 50 anos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA e os 25 anos da Lei Hobin Hood, instituída em 1985, e que estabelecendo o critério Patrimônio Cultural na distribuição do ICMS aos municípios mineiros.
“Serão vários eventos digitais e presenciais que vão propor a reflexão e difundir a aprendizagem para a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural. É preciso que o araguarino e a araguarina se reapaixonem pela história da nossa cidade e isso perpassa pelos bens móveis e imóveis tombados e inventariados e muito além disso, pela memória que esses bens reúnem e que faz de cada um deles tão importante e essencial para nossa construção como sociedade e comunidade”, afirmou o presidente da FAEC, Diogo Machado.
Nesta segunda-feira (16), foi disponibilizado no Youtube da Fundação o curso “Educar para preservar”, realizado pela GS Consultoria, empresa beneficiada pelo Edital É Fomento 001 realizado no primeiro semestre deste ano. Para o prefeito de Araguari, Renato de Carvalho Fernandes, a preservação do nosso patrimônio e a efetivação das ferramentas necessárias para o fomento e incentivo são bases da atual administração. “É nossa obrigação compartilhada a conservação dos nossos patrimônios, muito mais do que isso, educar as futuras gerações e expandir nossos conhecimentos e projetos relativos ao respeito e a preservação do patrimônio histórico e cultural é concretizar os nossos registros na história do nosso povo. O progresso deve andar paralelo e consonante com as medidas e políticas de cautela e manutenção e é só por meio da partilha e diálogo com os vários agentes ligados ao patrimônio cultural que podemos alcançar esse resultado”, disse.
Outro marco de protagonismo das atividades neste ano está na sinergia entre as secretarias do Governo Municipal. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a FAEC irá promover, na próxima quarta-feira (18), o 1º Minicurso “História e Educação Patrimonial”. A formação para educadores das disciplinas de História, Geografia e Artes, do município acontece na Casa da Cultura Abdalla Mameri, e vai contar com a participação dos historiadores convidados, a professora mestra Gilma Maria Rios e o professor e ferroviário, Willian Dickson Braga.
Neste ano especial, em que Araguari foi inserida patrimonial com alunos do ensino fundamental das escolas parceiras do evento, o Colégio Objetivo e a Escola Estadual Raul Soares. Neste ano especial, em que Araguari foi inserida na programação da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, além das atividades realizadas durante está semana, ações relativas ao patrimônio acontecem até o dia 30 de setembro, inclusive com exibições públicas de documentários e filmes médias metragens sobre a Congada.
Foto: FAEC
