Prefeitura de Araguari busca adesão ao SISBI

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios  e do SIM – Serviço de Inspeção do Município, está buscando a adesão do município ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA.

O município, já participa do SIM, porém segundo as regras,  só é possível fazer a comercialização dos produtos das empresas cadastradas dentro do município.

O SIM de Araguari, conta com 09 empresas cadastradas sendo, 02 abatedores de frango, 02 laticínios, 03 fábricas de produtos de carne, 01 fábrica de produtos embutidos e 01 apiário. São empresas que geram direta e indiretamente cerca de 400 vagas de trabalho em nosso município.

A equipe técnica é composta de 01 Diretor, 09 Fiscais Sanitários, 01 Médico Veterinário, 01 Técnica em Alimentos e 02 Estagiários de Medicina Veterinária.

Segundo o Diretor do SIM, Mayron Ramos Alves Resende, com a adesão ao SISBI, os produtos poderão ser comercializados em todo território nacional,”Araguari está situada em um lugar privilegiado, com uma das principais rodovias, a BR 050. Dessa forma, Araguari fazendo parte do SISBI, várias empresas viriam pra Araguari, aquecendo a economia do município, gerando mais empregos e desenvolvimento para a cidade.”explicou.

O Diretor também ressaltou que o objetivo do credenciamento da cidade de Araguari ao SISBI é fazer com que as empresas locais cresçam e que venham novas empresas para a nossa cidade. “Araguari é uma cidade que tem todos os parâmetros necessários para esse credenciamento. Gostaria de agradecer imensamente o Prefeito Marcos Coelho, o Secretário Interino de Governo Rafael Guedes e o Secretário de Agricultura, Paulo de Brito pelo grande apoio prestado nessa etapa do nosso trabalho.” agradeceu.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, a previsão do credenciamento é em Outubro, onde a unidade ganhará uma nova sede, “Já estamos conseguindo o local para a sede, conseguimos computadores, impressoras, uniformes e exames para os agentes. Estamos trabalhando arduamente para que consigamos finalizar tudo o mais rápido possível. Mas nada disso seria possível sem a ajuda o Prefeito Marcos Coelho e do Secretário Interino de Governo, Rafael Guedes estão nos ajudando em cada conquista,” ressaltou.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB), destacou a importância do credenciamento da nossa cidade a esse tão importante órgão, “Nossa gestão tem como objetivo trazer cada vez mais desenvolvimento para nossa querida Araguari. Conseguindo essa adesão, iremos aquecer o comercio local, gerando aumento de renda, mais empregos e mais desenvolvimento econômico para nosso município.” frisou.

SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária - SUASA, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI é um dos quatro subsistemas brasileiros de inspeção e fiscalização pertencente ao SUASA.

O SUASA – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária é um sistema de inspeção, organizado de forma unificada, descentralizada e integrada entre a União (através do Mapa), que coordena o sistema, como Instância Central e Superior, os estados e Distrito Federal, como Instância Intermediária e os municípios, como Instância Local, através de adesão voluntária.

Seu objetivo é garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo.

FOTO: ​ Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios