Prefeitura começa a disponibilizar dados de investimentos em publicidade do ano de 2014

A recomendação do Ministério Público será publicada no Portal da Transparência

A 1ª Promotoria do Ministério Público da Comarca de Araguari, na pessoa do Promotor de Justiça – André Luís Alves de Melo recomendou que a Prefeitura Municipal de Araguari disponibilizasse no Portal da Transparência os valores investidos em publicidade, separado por veículos de comunicação.

O Secretário de Gabinete, Marco Antônio Farias, destacou que a recomendação está sendo cumprida, mesmo com as dificuldades encontradas durante o levantamento.

Estamos cumprindo a recomendação do Ministério Público, mas o levantamento é demorado porque no nosso sistema não consta os valores individuais investidos em cada veículo de comunicação, conforme foi nos solicitado, mas sim por agência publicitária vencedora do processo licitatório. Todo o levantamento é feito manualmente, olhando empenho por empenho, nota por nota de cada veículo, e transferindo os dados para uma planilha”, frisou o Secretário de Gabinete.

O Secretário também informou que a servidora Ana Maria Figueira Vieira, da Secretaria de Gabinete, está responsável por esse levantamento.

É importante ressaltar a dificuldade do processo, por isso justificamos a demora na liberação das informações. Mas cumprindo a recomendação do Prefeito Marcos Coelho, estamos empenhados em dar maior publicidade possível em todos os dados requisitados. A servidora Ana Maria, responsável pelo levantamento, já conseguiu concluir o inventário do ano de 2014, que foi disponibilizado hoje no Portal da Transparência”, destacou ainda o Secretário.

“O processo acontece da seguinte forma: se pega cada um dos empenhos, separa por data de liquidação, procura cada uma das notas fiscais dos veículos, anota todos os dados, passa para uma planilha, para depois lançar no site. Após a publicação no site, enviaremos um oficio ao Promotor informando a liberação das informações no Portal da Transparência”, explicou a servidora.

Todo o levantamento recomendado pelo Ministério Público está sendo demorado pela dificuldade em separar todas as informações por veículos de comunicação, mas a Secretaria de Gabinete e o CIPD – Centro de Informações e Processamento de Dados da Prefeitura de Araguari estão trabalhando diuturnamente para que a determinação seja cumprida o mais rápido possível. Já concluímos parte do levantamento do ano de 2014 e conforme formos concluindo os levantamentos, estaremos disponibilizando os investimentos em publicidade dos outros anos solicitados”, esclareceu o Prefeito Marcos Coelho (PMDB)

Os investimentos em publicidade do ano de 2014 podem ser acessados no site da Prefeitura de Araguari, através do link Portal da Transparência. http://www.araguari.mg.gov.br/