Prefeito visita obras de Construção da ETE Central

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (MDB) acompanhado do Superintendente da Superintendência de Água e Esgoto, Sebastião Cardoso de Farias visitaram na manhã de quinta-feira (18), as obras de construção da ETE Central – Estação de Tratamento de Esgoto Central.

A visita teve como propósito estar acompanhando os trabalhos de andamento das obras, e a porcentagem do que já foi feito até o momento. A construção da ETE está orçada em 39 milhões e 500 mil Reais.  O projeto teve início em 2006, elaborado pela empresa Tec Minas, de Belo Horizonte. Em 2007, o projeto foi suspenso devido à necessidade de adequações, sendo aprovado em 2013, pelo Ministério das Cidades.  Para a elaboração do projeto, foram investidos aproximadamente 600 mil Reais. Os recursos de 32 milhões de Reais foram conquistados através de financiamento pelo Governo Federal e o restante foi contrapartida do Fundo Municipal da SAE. O início das obras foi em setembro de 2016 e a primeira parte foi concluída pelo 2º Batalhão Ferroviário. As obras da ETE foram reiniciadas em março de 2017, após ajustes determinados pela Caixa Econômica Federal.

A estação terá estrutura para tratar 80% do esgoto da cidade. Hoje o esgoto tem 13 bacias das quais 12 serão de responsabilidade da ETE Central. O restante do esgoto já é  tratado por outras duas ETE’s já existentes nos bairros São Sebastião e Novo Horizonte. A estação terá: caixa de controle, 4 reatores, filtro biológico, decantadores dentre outras estruturas.

O tratamento do esgoto será biológico, dessa forma não será necessário uso de produtos químicos. A água devolvida ao rio terá 90% de pureza podendo ser usada em irrigação de plantas maiores, como eucalipto, seringueira entre outras.  Além da água a estação também cuidará dos resíduos sólidos e o lodo existentes no esgoto coletado. Eles serão destinados ao Aterro Sanitário após o tratamento.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou da construção da estação. “Visitamos sempre a construção da ETL para certificar de como está o andamento dos trabalhos. É uma das maiores obras do estado de Minas Gerais e o seu funcionamento trará quase 100% de tratamento do esgoto. Isso é cuidar do meio ambiente, o Córrego Brejo Alegre terá vida novamente e com isso a população araguarina terá mais qualidade de vida”, declarou o Prefeito.

 

FOTO: Secretaria de Gabinete