Prefeito Marcos Coelho recebe representante da comunidade Terapêutica Sarai
O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, o Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas – Ailton Oliveira Souza, o Presidente da Associação Grupo Sarai - João Ataíde, o Coordenador da Comunidade Terapêutica – Pastor Antônio Pimenta e Alexandre Pelegrini, representante do Banco BMG. Durante a reunião discutiu-se sobre a possibilidade do município apoiar as atividades e ações desenvolvidas pela Associação Sarai.
A Comunidade Terapêutica do Grupo Sarai fica localizada na zona rural de Araguari, próximo à divisa com Indianópolis, e acolhe hoje 42 internos com dependência química e conta com 30 vagas sociais, subvencionadas pelo governo federal.
Apesar do subsídio recebido pelo governo, a Associação ainda apresenta dificuldades financeiras para honrar seus compromissos e manter suas atividades funcionando. O presidente João Ataíde e o Pastor Pimenta apresentaram as necessidades ao Prefeito Marcos Coelho e ressaltaram a importância que a Comunidade Sarai tem para o município.
Ainda com a pauta de acolhimento ao dependente químico, os membros da reunião realizaram uma visita à Associação Casa de Davi, onde foram recebidos pelo Pastor Juliano Marques.
Situada no Bairro Vieno em Araguari, abriga pessoas em situação de rua e também dependentes químicos gratuitamente, realizando, também, um importantíssimo papel na comunidade araguarina e na região. A Casa de Davi recebe uma subvenção da Prefeitura Municipal, no entanto, devido ao grande número de abrigados, a verba é insuficiente para suprir todas as necessidades da casa.
Sensibilizados com a causa e buscando atender cada vez mais as demandas surgidas com a dependência química, o Sr. Prefeito, o Secretário Ailton e o representante do Banco BMG estudaram meios para auxiliar ainda mais essas instituições.
“Estamos sempre prontos para atender as solicitações das comunidades terapêuticas. É preciso somar forças para que os serviços prestados por elas continuem atendendo toda comunidade. Hoje conseguimos tratamento gratuito para todos os dependentes químicos que apresentam interesse, no entanto não podemos negligenciar as aflições que cada instituição passa para continuar prestando bem seus serviços.” – afirmou o Secretário Ailton Oliveira Souza
O prefeito mostrou gratidão pelo trabalho realizado com dependentes químicos nas duas instituições. “As associações Casa de Davi e Saraí são de fundamental importância para a comunidade araguarina, pois realizam um trabalho de excelência em umas das áreas que mais atinge a sociedade moderna, as drogas. Essas associações realizaram as adequações necessárias para que possam se enquadrar nos programas municipal e federal para recebimento de verbas. Tenho certeza de juntos poderemos trabalhar muito mais em prol desses indivíduos tão sofridos”.
FOTO: Secretaria de Políticas sobre Drogas