Prefeito Marcos Coelho participa de reunião com outros prefeitos de Minas Gerais em Belo Horizonte

O Prefeito Marcos Coelho juntamente com cerca de 320 prefeitos se reuniram na tarde desta quarta-feira, 20, em uma assembleia extraordinária da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte, para avaliar a proposta do Governo do Estado para os repasses constitucionais atrasados.

 

 

O Governador Romeu Zema propôs aos prefeitos e representantes dos municípios, e foi aprovado pela maioria, o pagamento dos repasses atrasados deste ano, ou seja, os de janeiro e fevereiro sejam pagos em três parcelas com prazo de 180 dias, a contar da data do acordo. Com isso, a expectativa é receber os atrasados em outubro, novembro e dezembro.

 

 

Já com relação à dívida do gestor anterior, a proposta é parcelar em 30 vezes e iniciar o pagamento a partir do término do repasse dos atrasados de 2019. Assim, a partir de janeiro de 2020, as prefeituras mineiras passarão a receber a dívida deixada pelo governo Pimentel.

 

 

“A dívida total do governo de Minas com os municípios, atualizada, é de R$13,3 bilhões. A AMM - Associação Mineira de Municípios está encabeçando mobilizações e assembleias com o objetivo de solucionar a dívida do Estado com os municípios, sobretudo com o ICMS e FUNDEB, que são repasses pertencentes aos municípios, conforme determinado pelo artigo 158 da Constituição Federal”, destacou Julvan Lacerda – Presidente da AMM.

 

 

“A irregularidade no pagamento dos repasses vem causando crises para as gestões municipais e não seria diferente em Araguari. Muitos municípios estão com salários dos servidores e pagamento de fornecedores atrasados, como também estamos vivenciando essa situação em nosso município, porem ainda estamos conseguindo manter os serviços básicos para atendimento à população, agora com esse novo panorama, esperamos normalizar a saúde dos cofres públicos o quanto antes”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.