Prefeito Marcos Coelho participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília
Com o objetivo de apresentar reivindicações ao governo federal, a Marcha dos Prefeitos começou no último dia 08 de abril em Brasília e prossegue até a próxima quinta-feira (11) com reuniões internas, alinhando pedidos, e externas, com representantes dos poderes e também organizações de diversas áreas temáticas, como inclusão social, desenvolvimento econômico, participação da mulher na política, entre outras questões.
Mais de 500 prefeitos de Minas Gerais estão presentes, entre o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho. “Vamos reforçar a pauta nacional do Pacto Federativo, pedir a atualização dos programas federais, com um encontro equilibrado de contas e a reforma tributária”, afirmou Marcos Coelho
Para o Prefeito, também é importante manter a unidade regional entre os gestores municipais, inclusive entre que compõem a AMM – Associação Mineira de Municípios, que apresentaram propostas específicas em conjunto.
A abertura institucional da Marcha ocorreu a partir das 9h de hoje (09) com as presenças do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do STF, ministro Dias Toffoli.
Entre as principais reivindicações dos prefeitos mineiros, que estão em sua maior parte endividados, estão a regulamentação da compensação pelas perdas com a Lei Kandir e uma mudança na contabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal que ampliaria o limite dos gastos. Esses itens fazem parte de uma lista de itens que a Associação Mineira de Municípios levou para apresentar aos parlamentares.
“Esta é uma mobilização democrática que se tornou-se o maior evento político do Brasil, contamos com a presença de milhares de participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e o Presidente da República. Durante o evento vamos discutir questões que influenciam o dia-a-dia dos municípios e apresentaremos as reivindicações do movimento municipalista, mostrando assim, a união entre os gestores municipais para resolvemos os problemas que enfrentamos em nossas cidades”, ressaltou Marcos Coelho.
FOTO: SECRETARIA DE GABINETE