Prefeito Marcos Coelho e o Governador Fernando Pimentel assinam convênio no Palácio da Liberdade

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado cedeu ao município de Araguari a administração do Distrito Industrial e de todos os terrenos que o integram.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB), juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araguari, Júberson dos Santos Melo, participaram na manhã de hoje, 04, da assinatura de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e o município de Araguari (Território Triângulo Norte). O aceite do convênio ocorreu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e visa a assistência e cooperação técnica no planejamento e administração do Distrito Industrial da região.

A reunião para a assinatura do convênio contou também com a presença do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha e Marco Antônio Castello Branco, presidente da CODEMIG.

Com o convênio, a CODEMIG cede ao município a administração do Distrito Industrial e de todos os terrenos que o integram, facilitando, por exemplo, a instalação de empresas no local.

Segundo o presidente da CODEMIG, Marco Antônio Castello Branco, que também participou do encontro, a implantação de distritos industriais e de áreas destinadas a empresas constitui importante instrumento de desenvolvimento local e regional, gerando renda, empregos e receitas.

Essa é mais uma estratégia da CODEMIG para desburocratizar ações, facilitando a vida de empresários na região para instalação de empresas. Agora, a discussão dessas questões será feita diretamente com a Prefeitura, o que poderá facilitar a instalação de novas empresas no município”, explicou.

O Distrito Industrial de Araguari está localizado a 5 km do centro urbano, na MG-029, e tem área total de 868.080,00 m². Ele foi implantado em 2003. Em 2015, foi lançado pelo Governo Estadual o programa de revitalização e modernização de distritos industriais, e o de Araguari está entre os selecionados, o que trará ao nosso município vastos investimentos”, destacou o Secretário de Desenvolvimento, Júberson dos Santos Melo.

O convênio da CODEMIG prevê a criação de uma governança local para acompanhar o levantamento das demandas, o desenvolvimento do plano de ação e a execução dos investimentos.  Estamos estimulando a fundação de uma entidade associativa nos Distritos Industriais mineiros. Essa é uma oportunidade única para os empresários. No caso de hoje, os araguarinos defendem os seus interesses comuns e se fortalecem para garantir a continuidade das ações”, explicou o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha.

O Prefeito Marcos Coelho explicou sobre a importância do município de Araguari compor o quadro das cidades mineiras que estão fazendo parte do Programa de Revitalização dos Distritos Industriais.

Não podemos mais perder tempo. Demanda para novos investimentos existe. Temos inúmeras pequenas e médias empresas em diferentes fases com planos de investir no município. Algumas delas estão providenciando a compra de áreas e outras já injetam recursos no Distrito Industrial. E agora, com a administração do Distrito e de todos os terrenos que o integram sob a tutela da Prefeitura, irá diminuir consideravelmente a burocracia para a instalação de empresas no local, pois são investimentos importantes para o nosso município”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.

FOTO:       Manoel Marques/Imprensa MG