Prefeito e Secretários participam de liberação no Palácio do Planalto

'A merenda é um elemento fundamental para a educação porque formata melhor o ser humano', disse o Presidente da República

A convite do Ministro da Educação, Mendonça Filho, o Prefeito Marcos Coelho, juntamente com os Deputados Federais mineiros Zé Silva (Solidariedade) e Tenente Lúcio (PSB), e dos Secretários de Educação, Werley Macedo, de Desenvolvimento e Turismo, Juberson Melo e de Gabinete, Marco Antônio Farias, participaram na manhã desta quarta-feira (08), no Palácio do Planalto, da cerimônia de liberação de R$ 465 milhões para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no ano de 2017, que deverá atender 41 milhões de estudantes em todo o país. Para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio regular, que representam 71% dos atendidos pelo programa, o reajuste ficou em 20%. Já para as demais modalidades, a exemplo de escolas de tempo integral, pré-escola e outros programas especiais, o aumento médio é de 7%.

“A merenda é um elemento fundamental para a educação porque formata melhor o ser humano. Ele, alimentado, raciocina muito melhor, participa mais ativamente da sociedade”, afirmou Temer.

Para esse ano, o orçamento do PNAE é de R$ 4,15 bilhões, sendo R$ 1,24 bilhão destinado ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os repasses aos estados e municípios serão feitos para 200 dias letivos por ano, sendo que cada parcela é repassada para o atendimento de 20 dias letivos. Os repasses para os municípios também terão valores corrigidos acima dos 10%. Para cidades de até 20 mil habitantes, o novo repasse é de R$ 231,292, com aumento de 15%. Já de até 50 mil, o repasse será de R$ 429,016, com 12% de reajuste. Os municípios com até 100 mil habitantes receberão R$ 993,458, com aumento de 12%. E os com até 500 mil habitantes, o novo repasse é de R$ 2,835,184, cujo reajuste é de 13%.

“Existem casos em que os alunos têm na escola a única refeição. O aumento para Araguari vai refletir na vontade dos alunos irem à escola e terem mais energia na sala de aula para poder aprender. Ou seja, teremos resultados também no desempenho escolar. Não existe educação de qualidade sem a valorização dos alunos e dos professores”, destacou o Secretário de Educação – Werley Macedo.

"O aumento no repasse de verbas federais para os municípios é algo prioritário e essa medida do Governo Federal seguramente vai repercutir de forma positiva nessa luta que o país empreende pela melhoria de nossa educação, principalmente em nosso município", destacou Marcos Coelho.

FOTOS: ASCOM PREFEITURA DE ARAGUARI