Prefeito é empossado como Presidente da Junta de Serviço Militar em Araguari

Nesta quinta-feira, dia 09 de fevereiro, foi realizado o ato de posse do Prefeito Municipal de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), como Presidente da 23ª Junta de Serviço Militar do município, 7ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar).

O ato foi coordenado pelo 2º Tenente Paulo Cesar Marques Frota, Delegado de Serviços Militar, da 23ª Junta de Serviço Militar, no gabinete da Prefeitura Municipal, e contou com assinatura, leitura e juramento do termo de posse, realizado pelo Prefeito frente à bandeira. Estavam presentes também na posse a Secretária da Junta Militar de Araguari, Bruna Lorrayne, e o Secretário de Governo, Rafael Guedes.

“Sinto-me honrado por estar frente à Junta de Serviço Militar de Araguari. Sendo Presidente, faremos o possível para auxiliar nos serviços direcionados ao município”, declarou o Prefeito Marcos Coelho.

Junta de Serviço Militar

A Junta de Serviço Militar (JSM) é responsável pelo Alistamento Militar unificado para o Exército, Marinha e Aeronáutica e demais serviços pertinentes à Lei do Serviço Militar.  São presididas pelos Prefeitos, tendo como Secretário um funcionário municipal de ilibada idoneidade moral e profissional.

É da alçada dos municípios a responsabilidade pela instalação e manutenção das Juntas de Serviço Militar (órgãos executores do Serviço Militar nos Municípios Administrativos. Estão subordinados tecnicamente às CSM correspondentes por intermédio das Delegacias de Serviço Militar) e das Delegacias do Serviço Militar (órgãos executores e fiscalizadores, diretamente subordinados à CSM em cujo território tenham sede e que abrangem uma mais Juntas de Serviço Militar) no tocante à disponibilização da sede, pessoal e material.

Esta medida visa dar maior integração dos organismos públicos ao esquema de realizações necessárias ao Serviço Militar, caracterizando a responsabilidade das autoridades civis dentro do conceito de Segurança Nacional (artigo 143 da Constituição Federal, Lei Federal n. º 4.375/64, regulamentada pelo Decreto n.º 57.654/66).

O endereço da Junta do Serviço Militar em Araguari é Rua Marciano Santos, 624 – Centro.

FOTOS: ASCOM Prefeitura de Araguari