Prefeito de Araguari participa da assembleia geral do CISTM
O Prefeito Marcos Coelho participou de uma Assembleia Geral na manhã desta sexta-feira (11), na sede do consórcio no distrito industrial em Uberlândia, onde os procedimentos realizados por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro - CISTM foram avaliados.
Na oportunidade, foram apresentados os balanços de consultas e procedimentos realizados aos municípios até o terceiro trimestre do ano. Os procedimentos de janeiro a setembro chegaram a 21.324 dos quais: 2.947 consultas, 182 cirurgias e 18.195 demais procedimentos.
Dezenas de participantes entre prefeitos, secretários municipais e servidores da pasta acompanharam a apresentação. Para o presidente do CISTM e prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, o consórcio vem passando por um momento estratégico de estruturação com a chegada de novos veículos para o transporte de pacientes, de novas parcerias, como o convênio com o Hospital São José de Ituiutaba, para realização de cirurgias eletivas e a diversificação na oferta de procedimentos aos municípios.
“Esse é um momento oportuno para apresentar esse balanço às secretarias de saúde. Analisar os investimentos que foram feitos, as consultas e procedimentos que foram ofertados, e já começar a planejar as ações para o ano seguinte. É isso que vai nos permitir a trabalhar com mais segurança e assertividade na oferta de saúde complementar ao SUS para nossa região”, concluiu Zanotto.
Na ocasião, o departamento contábil financeiro do CISTM apresentou a proposta de orçamento do consórcio para 2020 que foi aprovada por unanimidade.
*O que é o CISTM *
Criado em 2013, o CISTM é composto por 20 de municípios da região: Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Ituiutaba, Monte Alegre, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.
“O consórcio CISTM tem como finalidades o desenvolvimento em conjunto dos entesconsorciados, de ações e serviços de saúde, em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde – SUS, inseridos no contexto da regionalização, da programação pactuada e integrada, da otimização dos recursos e da priorização de utilização destes, de acordo com a estratificação de riscos e as necessidades locais. Visando suprir as demandas, bem como a insuficiência ou a ausência de oferta de serviços e/ou ações de saúde nas cidades consorciadas”, explicou o Prefeito Marcos Coelho.