Precisa de atendimento médico? Saiba onde ir
Com o objetivo de esclarecer para a comunidade, qual a diferença entre os atendimentos médicos, que devem ser direcionados à UPA ou a uma Unidade de Saúde e facilitar o atendimento médico da população, a prefeitura de Araguari informa o local correto que o cidadão deve procurar em casos de rotina ou emergência.
A UPA 24h deve ser procurada em casos de emergência, quando o paciente necessite de assistência médica imediata, cometidos por quadros agudos e agravados, de natureza clínica e também em casos de natureza cirúrgica e de trauma além garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.
Já as Unidades Básicas de Saúde, oferecem os serviços que englobam a primeira atenção prestada, como por exemplo, em casos como escoriações, dor de ouvido, dor de cabeça, acompanhamento pré-natal, além de consultas de rotina e tratamentos. As unidades possuem uma equipe multiprofissional que realiza os atendimentos, podendo ser composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, dentre outros.
É bom lembrar que os atendimentos são realizados por gravidade clínica, onde os níveis de gravidade são classificados por cores preconizadas.
– Vermelho: emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato.
– Laranja: muito urgente. Caso grave, com risco significativo. Necessita de atendimento urgente.
– Amarelo: urgente. Caso de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar.
– Verde: pouco urgente. Baixo risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento.
– Azul: não urgente. Livre de risco de agravamento da saúde. Pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde.
“Procurar o tipo de atendimento oferecido em cada um deles, ajuda a poupar tempo e receber o atendimento adequado de forma mais rápida”, destacou o prefeito Renato Carvalho.
