Parceria entre Prefeitura e SENAC oferece cursos gratuitos e oportunidade de inclusão social

Na tarde da última sexta-feira, dia 26, a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Maria Mendes, se reuniu com a Diretora do SENAC – Sandra Castro, e a Assistente Administrativa Ludmila Crosara, para apresentar uma proposta de parceria entre a Prefeitura Municipal e o SENAC.

Em Minas Gerais, o SENAC realiza diversos cursos em dezenas de municípios. Em Araguari, a proposta é de adquirir cursos profissionalizantes e oferecê-los aos usuários dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, SINE – Sistema Nacional de Emprego, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, cujo perfil se enquadram. Mais do que cursos gratuitos, esta parceria irá oferecer oportunidade de inclusão social que possibilite que centenas de araguarinos saiam da condição de vulnerabilidade a partir da profissionalização.

O objetivo é que, além do nosso trabalho de assistência a estas pessoas, possamos possibilitar que os mesmos sejam profissionalizados e inseridos no mercado de trabalho. Assim, eles poderão ter condições de sobrevivência dignamente do próprio sustento. Uma vez profissionalizados, os alunos poderão ser contratados de forma decente pelo mercado de trabalho de Araguari”, destacou a Secretária Eunice Maria Mendes.

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), considera essa uma excelente oportunidade, principalmente nesse período de desafios em meio a momentos de crise. “A Prefeitura está muito satisfeita de poder oferecer mais uma oportunidade a araguarinos. Dessa vez, na parceria com o SENAC, para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho. Buscar novos conhecimentos e capacitação é fundamental, principalmente atestado por uma instituição tão idônea e experiente, como é o SENAC”, comentou o Prefeito.

O preenchimento das vagas ficará sob a responsabilidade dos CRAS, SINE e CREAS. A previsão é para que os cursos aconteçam a partir do mês de março. O local para realização ainda será definido.

SOBRE O SENAC

Desde 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País. Hoje, está presente em mais de 2.200 municípios, de Norte a Sul do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta, composta por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis.

Seu portfólio contempla cursos presenciais e à distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão da Formação Inicial e Continuada à Pós-graduação, permitindo que o aluno planeje sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada. O SENAC oferta vagas gratuitas a pessoas de baixa renda por meio do Programa SENAC Gratuidade, e outras iniciativas. Assim como as programações pagas, os cursos gratuitos prezam pela qualidade e excelência, guiando essa instituição de educação profissional há 70 anos.

FOTO:       Secretaria do Trabalho e Ação Social