Parceria da Secretaria de Agricultura e IMA favorece saúde pública em Araguari

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, contando com a parceria do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, deu início à avaliações em bovinos do município e região, no ano de 2018. A primeira ocorreu dia 18 e a segunda, dia 25 de janeiro.

Esta inspeção foi focada na verificação de possíveis lesões ou sequelas decorrentes de doenças de origens vesiculares no rebanho que chega aos leilões semanais no Parque de Exposições de Araguari, objetivando a mitigação de qualquer possibilidade de disseminação dessas doenças. As partes observadas na avaliação são a boca e os cascos.

“Temos a preocupação de sempre resguardar nossos produtores rurais e a saúde pública do município. Por isso, atendemos critérios preconizados pelo controle sanitário do rebanho”, comentou o Secretário Paulo de Brito.

“Como o leilão de gado acontece toda quinta-feira, por meio dessa parceria, o corpo técnico da Secretaria de Agricultura e o IMA criaram esse projeto que faz a avaliação do gado que chega para o leilão. A seleção do lote de gado acontece de forma aleatória, de forma a não focar apenas uma só região”, complementou o Secretário.

“A saúde pública é o foco principal desse trabalho”, ressaltou Jorge Hermógenes, chefe do escritório do IMA de Araguari. “A proposta do projeto é conhecer também as ocorrências no rebanho, como a possibilidade de encontrar sequelas de doenças que estejam em ativo ou que tenham sido transitórias”, acrescentou.

O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), apóia a ação, em especial pela relevância com a preocupação da saúde pública: “Assim que soube do projeto firmado pela Secretaria de Agricultura e pelo IMA, fiquei satisfeito. Essa avaliação, mesmo que por amostragem, atesta também a qualidade do rebanho bovino do nosso município”, declarou.

.

FOTO:       Secretaria Municipal de Agricultura