“Papo-Legal – álcool e outras drogas” é realizado em escolas de Araguari e Cascalho Rico

A Semana de Educação para a vida é uma Lei de nº 11.988, datada em 27 de julho de 2009, sancionada pela Presidência da república, Casa Civil, subchefia de Assuntos Jurídicos. Foi decretada pelo Congresso Nacional para ser realizada nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o País.

O objetivo desta Lei é ministrar conhecimentos relativos a matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como: Ecologia e Meio Ambiente, Educação para o Trânsito, Sexualidade, Prevenção contra Doenças Transmissíveis, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas etc. Tais assuntos serão ministrados através de seminários, palestras, exposições-visita, projeções de slides, filmes ou qualquer outra forma não convencional. Faz-se necessário também, que os convidados para ministrar os conteúdos, possuam nível comprovado de conhecimento sobre os assuntos abordados.

A Secretaria de Políticas Sobre Drogas de Araguari foi convidada para abordar o tema “Álcool e outras Drogas” na cidade de Cascalho Rico, na Escola Municipal “São Judas Tadeu”, na manhã do dia 22 de novembro. Membros do Departamento de Prevenção da Secretaria araguarina foram  recebidos calorosamente pelo Secretário de Administração, Gilson Santos Araújo; pela diretora da escola municipal, Cleide Maria Brandão Migliorini; pela vice diretora, Ana Maria Lemes de Souza e pelas professoras da instituição de ensino.

Alunos dos oitavos e nonos anos foram contemplados com o “Papo Legal”, recebendo informações qualificadas sobre tipos de drogas, atuação no sistema nervoso central e formas de prevenção primária e secundária.

Na quinta-feira, dia 23 de novembro, ainda dentro da “Semana de Educação para a Vida”, o Papo Legal foi com os alunos dos 9º, 8º e 7º anos da E.E. Professora Katy Belém, em Araguari.

O uso, abuso, e dependência de álcool e outras drogas tem representado um grave problema na sociedade atual, independente de ser em uma grande metrópole ou numa cidadezinha do interior. O alvo principal são crianças, adolescentes e jovens, configurando um motivo de preocupação para os distintos pilares da sociedade, como família, a escola e até mesmo o poder público, exigindo dos profissionais que atuam nas áreas de Educação iniciativas inovadoras para o enfrentamento eficaz a essa complexa problemática que envolve a questão das drogas nas escolas e na comunidade escolar.

O Papo Legal é uma proposta inovadora no que se refere à prevenção, superando as antigas palestras de caráter repressivo e proibicionista. Diante disso, ao considerarmos o atual cenário de relações sociais fragilizadas, especialmente no bojo familiar, associado aos principais fatores de risco às crianças e adolescentes, como: o acesso rápido e dinâmico às informações, amadurecimento precoce, e as emergentes demandas qualitativas e quantitativas, frente à essa realidade é que a proposta do Papo Legal objetiva realizar nas escolas o que chamamos de diálogos pontuais, realizados de forma leve, informal e interativa, com metodologia e linguagem atrativa e própria para crianças e adolescentes, realizando assim a “preparação para a vida”.

FOTO: SECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS