Pais de alunos participam de palestra sobre Drogas
A Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas realizou na segunda-feira (13), na E.E. Costa Sena, uma palestra aos pais dos alunos com a psicóloga da pasta, Karine Viana Ferreira, que abordou temas como a importância de se trabalhar a prevenção às drogas no ambiente escolar, a importância do exemplo dos pais na constituição da personalidade dos filhos, além das principais causas que podem levar os adolescentes a manterem contato com as drogas.
O trabalho de prevenção é muito mais eficaz quando mais cedo for iniciado, e a família é a primeira e principal instituição responsável por esse trabalho. A formação de cada um de nós se inicia na família.
É função da família proteger seus filhos e favorecer neles o desenvolvimento de competências para lidar, por exemplo, com limites e frustrações. Na adolescência, a falta de proteção da família, especialmente para o adolescente transgressor, que não sabe lidar com frustrações, pode favorecer o uso indevido de substâncias psicoativas.
Dentro das famílias, é possível identificar fatores de proteção aos filhos, evitando que tenham contato com drogas, e de riscos aos mesmos, podendo expô-los ao contato com substâncias psicoativas:
* De proteção: Pais que acompanham as atividades escolares dos filhos;
Estabelecimento de regras e de condutas claras;
Envolvimento afetivo com a vida dos filhos;
Respeito aos ritos familiares;
Estabelecimento claro da hierarquia familiar.
* De risco: Pais que fazem uso abusivo de drogas;
Pais que sofrem de doenças mentais;
Pais excessivamente autoritários;
Pais muito exigentes;
Famílias que mantêm uma cultura aditiva (forma de viver de uma família na qual as soluções são dadas como formas de impedir a reflexão).
Na semana de 20 a 24 de março, o trabalho de prevenção será realizado com os alunos do turno matutino, nas turmas do 6º ao 9º ano, com informações qualificadas sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas.
FOTOS: Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas