PACE recebe Trote Solidário dos Alunos do curso de Medicina

O PACE – Posto Avançado de Coleta Externa recebeu na terça-feira o Trote Solidário dos novos alunos do curso de medicina do IMEPAC – Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos. A movimentação começou na última quinta-feira (14) com a Blitz Educativa informando sobre aos motoristas sobre as normas para doação de sangue e se encerrou hoje com a doação de sangue de mais de 50 novos alunos.

 

O Trote Solidário, além de aumentar o volume de doações, tem o objetivo de conscientizar alunos, professores e a população sobre as normas para ser um doador, pois é necessário observar alguns critérios para doação de sangue como: pesar mais de 50 kg, ter idade entre 18 e 67 anos (no caso de menores de idade, devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável), não estar em jejum, não consumir bebida alcoólica nas últimas 24 h e portar documento com foto. Existem algumas restrições para pessoas que não podem ser doadores: ter feito tatuagem ou colocado piercing no período do último ano, ter realizado cirurgia no último ano, mulheres em período de amamentação e alguns outros impedimentos que são relatados durante a entrevista clínica.

 

A coordenadora do IMEPAC e do Projeto Trote Solidário falou da parceria entre a universidade e a Prefeitura. “A parceria entre  Prefeitura e IMEPAC é sólida e de longa data, constituindo-se em uma importante ação de educação em saúde para quem necessita de sangue. Temos orgulho em promover essa ação, pois a responsabilidade social é uma das premissas do IMEPAC e somos parceiros dessa ideia, afinal para sangue não tem substituto”, disse a  Profª Drª Rosana de Cássia Oliveira.

 

“O trote realizado pelos alunos é uma forma de incentivar a população a doar sangue. Isso é importante, pois o sangue pode salvar muitas vidas. Creio que este é apenas uma de várias ações que podem ser realizadas em parceria com o IMEPAC”, disse o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

 

O Prefeito Marcos Coelho pediu a população para que possa doar sangue. “Se você está dentro dos requisitos solicitados, seja um doador! Precisamos ter esse pensamento solidário, pois nós mesmos, um dia, podemos precisar de sangue”, finalizou.

 

Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal).

 

Foto: Secretaria de Saúde