“Outubro Rosa” foi tema de ações especiais no CRAS IV

Na manhã do último dia 26, a Equipe Técnica do CRAS IV – Centro de Referência de Assistência Social, do Bairro Independência, sob a coordenação de Amanda Dias Dutra, realizou o encerramento das ações que fazem parte da campanha “Outubro Rosa”, que foi desenvolvida pela Prefeitura de Municipal de Araguari.

As atividades realizadas no CRAS IV, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, tiveram como objetivo conscientizar as mulheres que frequentam o espaço sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O evento contou com a Palestra Educativa da Agente Comunitária de Saúde do ESF do Bairro Miranda II, Nájila de Fátima Campos. Na oportunidade, informações sobre o câncer de mama foram repassadas, bem como dúvidas sobre prevenção esclarecidas, incluindo importante diálogo em relação ao tratamento da doença e vivências.

A manhã de encerramento contou com a presença da Secretária de Ação Social, Eunice Maria Mendes, que destacou como é importante o cuidado diário da mulher, nessa ação de prevenção.

"É fato que o câncer de mama pode ser detectado ainda na fase inicial em grande parte dos casos, aumentando consideravelmente as chances de tratamento e cura. Por isso, a campanha enfatizou a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Além do autoexame, a mulher precisa se cuidar adquirindo hábitos saudáveis", ressaltou Eunice Mendes.

Após a palestra e a roda de conversa, foi realizada a tradicional caminhada incluindo outras atividades físicas e alongamento em parceria com a equipe do NASF, com o apoio do fisioterapeuta Alberth Diniz, que enfatizou a importância da atividade física como prevenção de fatores de riscos.

Esta ação teve como principal objetivo chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:       Secretaria do Trabalho e Ação Social