Órgãos de segurança e da Defesa Civil do Município promoveram simulado de acidente
A Prefeitura de Araguari, representada pelas Secretarias; Serviços Urbanos e Distritais, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente representaram o município no evento com simulação de acidente que envolveu os órgãos de segurança e profissionais de saúde.
Os Secretários, Cândido Arruda, Hamilton Júnior e Luiz Antônio Lopes, acompanhados da Vereadora Ana Lúcia Prado, estiveram presentes acompanhando os trabalhos do 53º Batalhão de Polícia Militar, 2ª Companhia de Bombeiros, 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente, 3º Grupamento de Polícia Rodoviária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Defesa Civil e os Hospitais: Santa Casa, Santo Antônio e São Sebastião.
Na simulação, foi montado um cenário na confluência das Avenidas, Minas Gerais com Mato Grosso, envolvendo três veículos, um carro de passeio, um ônibus e um caminhão tanque carregado de produto liquido inflamável. Com vítimas com ferimentos leves, graves e gravíssimos. O cenário também mostrava a presença de duas vítimas em óbito.
Os Bombeiros usaram unidades de resgate, de apoio com aparelho desencarcelador, brigada de incêndio e roupas especiais devido ao envolvimento de produtos tóxicos. O SAMU contou com a presença de técnicos em primeiro socorros e o médico da unidade, usando um total de quatro viaturas. A Polícia Militar levou para o local várias guarnições, as quais monitoraram o trânsito e promovendo do fechamento do trânsito em vários pontos.
O evento durou mais de 2h, desde seu preparo inicial com os figurantes da Escola Educare que se passaram por vítimas, e na preparação de todo cenário em via pública. Quando o cenário estava pronto às viaturas de resgate foram acionadas e todo trabalho por parte de técnicas em primeiros socorros foram realizadas. O deslocamento de viaturas para os hospitais da cidade foi intenso até o final da simulação.
O Capitão Fabrício Araújo, Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros destacou a importância do simulado. “Foi um treinamento próximo da mais absoluta realidade. Nesse evento levantamos os detalhes positivos e negativos que vamos levar nas reuniões, para que em caso de fato real não possam ocorrer”, disse o Comandante.
A Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, também avaliou de forma positiva o simulado realizado. “Nossa forma de trabalhar é diferente dos demais órgãos aqui presentes, pelo fato que contamos com um médico para avaliar as situações de risco e alto risco. Mas, avalio como positivo o evento e agradeço os profissionais do SAMU que estiveram presentes e que trabalharam como se estivessem socorrendo pessoas feridas de verdade”, disse a Coordenadora.
O Tenente Ivanir Brito foi o militar que supervisor dos trabalhos. Em entrevista citou as dificuldades que a Polícia tem em casos de realidade. “Hoje tivemos apenas um simulado e o trabalho que cabe a Polícia Militar foi o mesmo. Responsabilidade de controle de trânsito, e das pessoas. Na questão de pessoas que vão para os locais de acidente a situação é a mesma. Muitos não colaboram e dificultam os trabalhos dos socorristas colocando a vida das pessoas em risco e sua própria vida também. Dentro desse simulado enfrentamos a mesma realidade e tivemos problemas para conter o público, principalmente pela curiosidade em tirar fotos e filmar por meio de aparelhos celulares. Mas, foi positiva a ação”, explicou o Tenente.
O Secretário de Serviços Urbanos e Distritais, Cândido Arruda é o Coordenador da Proteção de Defesa Civil em Araguari. Falando aos presentes se mostrou satisfeito com o trabalho exercido dentro do simulado. “Foram ações positivas que podemos enfrentar a qualquer momento dentro do perímetro urbano de Araguari. As cenas foram projetadas para ocorrerem dentro das proximidades com fatos reais. Agradeço a colaboração de todos os órgãos envolvidos, pela compreensão dos comerciantes, já que precisamos fechar as ruas para proporcionar a segurança para todos os presentes e a população de forma geral. O treino realizado foi de grande importância para avaliar o que fizemos de certo e de errado durante o simulado”, disse o Secretário.
FOTO: SECRETARIA DE GABINETE